Foto: William West/WILLIAM WEST

Tênis

5 motivos que mostram por que João Fonseca é uma estrela em ascensão no tênis

Brasileiro de 18 anos rouba a cena no Australian Open com vitória sobre Rublev e se consolida como promessa da modalidade

Foto: Kachalkova Anastasia/Tennis Australia

Patrocínio poderosos

João Fonseca é patrocinado pela ON, empresa de artigos esportivos que tem Roger Federer como sócio. Além do brasileiro, somente Ben Shelton, prodígio americano, e Iga Swiatek, polonesa número dois do ranking mundial, são apoiados pela empresa. Além disso, o carioca também tem a Rolex no seu rol de patrocínios.

Foto: Atp/ESTADAO

Campeão do US Open juvenil

Em setembro de 2023, aos 17 anos, João Fonseca conquistou a título de juniores do Aberto dos Estados Unidos ao bater o americano Learner Tien por 2 a sets a 1, se tornando o terceiro brasileiro a vencer a competição (Thiago Wild, em 2018, e Tiago Fernandes, em 2010, foram os outros) e assumindo o ranking da categoria.

Foto: Corinne Dubreuil/Corinne Dubreuil/ATP Tour

Título do Next Gen Finals

Os olhos do público começaram a olhar João Fonseca com mais carinho após a conquista do troféu na Arábia Saudita, em dezembro. Com grandes atuações, e batendo novamente Tien em uma final, o carioca venceu o torneio que engloba oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial, igualando feitos de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.

Foto: Asanka Brendon Ratnayake/AP

Salto no ranking mundial

João Fonseca iniciou 2024 como uma promessa do tênis, em 730º no ranking da ATP. Um ano depois, o brasileiro pulou mais de 600 posições e atualmente e atualmente é o 112 do mundo. Ele tem grandes chances de terminar o Australian Open entre os cem primeiros.

Foto: Asanka Brendon Ratnayake/AP

Estreia com o pé direito no Australian Open

Disputando um Grand Slam pela primeira vez na carreira, João Fonseca arrancou aplausos em Melbourne com uma vitória arrasadora sobre Andrey Rublev, número nove do ranking, por 3 sets a 0.

https://www.estadao.com.br/esportes/tenis/joao-fonseca-vence-rublev-no-australian-open-e-mostra-por-que-e-apontado-como-fenomeno-do-tenis-npres/

Foto: Divulgação/ATP

Quer conferir mais web stories sobre esportes?

Clique e confira

Produção

Rodrigo Sampaio