Foto: William West/WILLIAM WEST
Brasileiro de 18 anos rouba a cena no Australian Open com vitória sobre Rublev e se consolida como promessa da modalidade
Foto: Kachalkova Anastasia/Tennis Australia
João Fonseca é patrocinado pela ON, empresa de artigos esportivos que tem Roger Federer como sócio. Além do brasileiro, somente Ben Shelton, prodígio americano, e Iga Swiatek, polonesa número dois do ranking mundial, são apoiados pela empresa. Além disso, o carioca também tem a Rolex no seu rol de patrocínios.
Foto: Atp/ESTADAO
Em setembro de 2023, aos 17 anos, João Fonseca conquistou a título de juniores do Aberto dos Estados Unidos ao bater o americano Learner Tien por 2 a sets a 1, se tornando o terceiro brasileiro a vencer a competição (Thiago Wild, em 2018, e Tiago Fernandes, em 2010, foram os outros) e assumindo o ranking da categoria.
Foto: Corinne Dubreuil/Corinne Dubreuil/ATP Tour
Os olhos do público começaram a olhar João Fonseca com mais carinho após a conquista do troféu na Arábia Saudita, em dezembro. Com grandes atuações, e batendo novamente Tien em uma final, o carioca venceu o torneio que engloba oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial, igualando feitos de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
Foto: Asanka Brendon Ratnayake/AP
João Fonseca iniciou 2024 como uma promessa do tênis, em 730º no ranking da ATP. Um ano depois, o brasileiro pulou mais de 600 posições e atualmente e atualmente é o 112 do mundo. Ele tem grandes chances de terminar o Australian Open entre os cem primeiros.
Foto: Asanka Brendon Ratnayake/AP
Disputando um Grand Slam pela primeira vez na carreira, João Fonseca arrancou aplausos em Melbourne com uma vitória arrasadora sobre Andrey Rublev, número nove do ranking, por 3 sets a 0.
Foto: Divulgação/ATP
Quer conferir mais web stories sobre esportes?
Rodrigo Sampaio