Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour
O peso sobre os ombros de João Fonseca para ser o novo ídolo do tênis brasileiro é enorme. Porém, o astro de 18 não conta apenas com o talento. A dedicação é presença constante na rotina do atleta carioca. Confira, a seguir, como funciona o dia a dia de João Fonseca rumo ao estrelato.
Foto: Divulgação/ATP Challenger Tour
João só começou a tratar o tênis com a dedicação necessária que uma carreira profissional exige no último ano. Para isso, o carioca começa sua rotina com uma avaliação corporal para determinar força e cansaço muscular, que determinam o nível de intensidade que ele pode aplicar no dia em questão.
Foto: @Joaoffonseca e @AtpTour via Instagram
Planejamento do dia feito, a fisioterapia e o aquecimentos são os primeiros momentos para que João Fonseca entre em contato com seu próprio corpo e avalie suas condições de trabalho no dia.
Foto: @Joaoffonseca e @AtpTour via Instagram
Na academia, são realizadas atividades de fortalecimento para preparar o corpo de João à rotina que terá até o fim da tarde.
Foto: @Joaoffonseca e @AtpTour via Instagram
Este é o primeiro momento em que João, já preparado, tem contato com seus instrumentos de trabalho: a raquete, a bolinha e a quadra de tênis. Os treinos são preparados e planejados conforme a situação da temporada.
Foto: @Joaoffonseca e @CopaDavis via Instagram
O técnico de João, Guilherme Teixeira, disse recentemente ao The New York Times que o tenista aprendeu a valorizar estes dois momentos: como se alimenta e dá descanso ao seu corpo. Além disso, é responsável em fazer exercícios de respiração que ajudam a manter a calma durante os jogos.
Foto: @Joaoffonseca e @AtpTour via Instagram
Passado o momento de descanso e alimentação, João retorna às quadras para um segundo momento de atividade.
Foto: @Joaoffonseca e @AtpTour via Instagram
João volta mais uma vez à academia, mas desta vez os trabalhos são diferentes. Invés de prepará-lo para a rotina de treino diária, neste momento a ideia é fazer uma finalização deste trabalho, pensando então no momento de relaxamento e exaustão dos músculos.
Foto: @Joaoffonseca via Instagram
João Fonseca ainda é um adolescente. Ou seja, está aprendendo a respeitar suas necessidades, não somente físicas. A fadiga e a saudade de casa têm sido constantes em sua rotina, que é adaptada para que possa ter momentos de descanso e se reencontrar com família e amigos.
Foto: Luiz Candido/CBT
Sergio Neto
Sergio Neto