Foto: Wander Roberto/COB
Veja quais troféus e medalhas a Fadinha já ganhou e relembre sua trajetória na modalidade
Foto: LUIZA MORAES/COB
Sua primeira conquista de relevância aconteceu em 2019, quando tinha apenas 11 anos de idade. A skatista venceu sua primeira etapa da Street League Skateboarding (SLS) disputada em Los Angeles, nos EUA. Ali iniciou uma carreira meteórica e vitoriosa no esporte.
Foto: Wander Roberto/COB
Após um período de interrupção por conta da pandemia, as grandes disputas do skate retornaram em 2021, com as Olimpíadas de Tóquio. Lá, a Fadinha conquistou uma inédita medalha de prata, logo na estreia da modalidade nos Jogos.
Foto: LUIZA MORAES/COB
Seu primeiro Campeonato Mundial da SLS veio em 2022, após já ter feito grande sucesso no ano anterior. E a vitória não teria lugar melhor para acontecer, já que o troféu foi levantado no Rio de Janeiro. Já conquistou outros três mundiais, um deles em São Paulo, em 2023.
Foto: Alexandre Loureiro/COB
Em 2023, Rayssa também subiu no lugar mais alto do pódio em um Pan-Americano. A brasileira fez dobradinha com a amiga Pamela Rosa e conquistou ouro na competição. Ela se tornou a primeira campeã da modalidade na história, já que estreou em Santiago.
Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Rayssa Leal conquistou sua segunda medalha olímpica na capital francesa. Em uma competição intensa, a brasileira teve de superar o mau início de competição para subir ao pódio e levar o bronze.
Foto: Andrew Medichini/AP
Em Roma, a brasileira passeou nas suas duas primeiras voltas e deu uma virada espetacular nas manobras para subir no lugar mais alto do pódio. Momiji Nishiya ficou na segunda posição, seguida pela também japonesa Miyu Ito. Além da brasileira, sete japonesas disputaram a decisão.
Foto: LUIZA MORAES/COB
Esses são os títulos gerais da carreira de Rayssa: oito etapas da SLS; dois Campeonatos Mundiais do World Skate (WS); oito etapas do Skate Total Urbe (STU) em vários estados do Brasil e duas etapas do Summer X Games.
Foto: Lui Siu Wai/Pool Photo via AP)
Veja tudo sobre as Olimpíadas de Paris-2024
Foto: Luiza Moraes/COB
Vinícius Harfush