Foto: Jed Jacobsohn-/Zuffa LLC/UFC

UFC

Os 10 maiores lutadores de MMA da história

O MMA é uma das modalidades mais “recentes” entre todos os esportes. Contudo, com pouco mais de duas décadas de existência, as artes marciais mistas já evoluíram bastante desde o domínio de Royce Gracie no UFC 1 em 1993, e nos eventos iniciais subsequentes. Confira, a seguir, a lista dos atletas que mais se destacaram no MMA!

Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC/UFC

10. Kamaru Usman

Enquanto Georges St-Pierre é reconhecido como o maior peso meio-médio da história do UFC, Usman estava mordendo seus calcanhares durante uma sequência fenomenal de 2018 a 2021. Foi campeão dos médios do UFC, vencedor do reality show The Ultimate Fighter 21. Tem o maior número de vitórias consecutivas na história dos médios do UFC (15), e é primeiro campeão do UFC nascido na Nigéria.

Foto: Divulgação/UFC

9. BJ Penn

Ele foi amplamente considerado o maior peso-leve de todos os tempos do MMA, até a carreira de 29-0 de Nurmagomedov (que está nesta lista). Foi campeão peso-leve e meio-médio do UFC, sendo o segundo lutador da organização a ganhar títulos em várias categorias diferentes.

Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/UFC

8. Chuck Liddell

Hall da Fama do UFC em 2009, ‘The Iceman’ ficou conhecido bem mais do que por ser moicano e seu bigode estilo oriental. Sua rivalidade com Randy Couture ajudou a salvar a organização de fechar as portas. Foi campeão dos meio-pesados do UFC, com maior número de nocautes na história da divisão (10) e maior sequência de nocautes na história do UFC (7).

Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/UFC

7. Randy Couture

Embora uma olhada em seu histórico possa não sugerir isso para a nova geração de fãs, Couture é facilmente um dos maiores atletas a competir no MMA. ‘The Natural’ passou a maior parte de sua carreira de 14 anos competindo em lutas por cinturões e é amplamente reconhecido como o primeiro grande peso-pesado da modalidade. Hoje é ator, tendo diversas obras de Hollywood no currículo.

Foto: Reprodução/Instagram @fedoremelianenkooficial

6. Fedor Emelianenko

É um dos principais lutadores de MMA da história sem nunca ter atuado pelo UFC, apesar dos esforços de Dana White durante anos. Durante o auge de popularidade do Pride nos anos 2000, foi tido como grande destaque da organização. Foi campeão peso-pesado do Pride, ficando invicto por 28 lutas consecutivas.

Foto: Divulgação/UFC

5. Khabib Nurmagomedov

O russo foi ocampeão peso-leve do UFC com o reinado mais longo na história da divisão: 1.077 dias. Com cartel que beira a perfeição, ele tinha 29-0 quando se aposentou precocemente em outubro de 2020, aos 32 anos, no UFC 254, citando uma promessa que fez à mãe após a morte de seu pai e treinador de longa data no início daquele ano por complicações da covid.

Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/UFC

4. Demetrious Johnson

Competindo pelo ONE Championship, o ‘Mighty Mouse’ é o atual campeão do peso-mosca. Ele foi o dono do primeiro título da categoria no UFC. É indiscutivelmente o lutador de MMA mais rápido da história, com uma combinação excelente de luta livre e trocação, que deixou seus rivais comendo poeira. Foi tão dominante durante sua carreira como campeão peso-mosca de 2012 a 2018 que o UFC considerou fechar a divisão.

Foto: Jed Jacobsohn/Zuffa LLC/UFC

3. Anderson Silva

O único brasileiro na lista. Se o ‘Spider’ não é considerado o melhor de todos os tempos, com certeza é o mais icônico. Lutou de 2006 a 2020, ganhando cinturão já em sua segunda participação no UFC. As vitórias e performances falam por si só. Foi campeão dos médios do UFC, recordista do UFC com mais vitórias consecutivas (16) e Hall da Fama da entidade.

Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/UFC

2. Georges St-Pierre

Atuando entre 2006 a 2013, St-Pierre representou tudo o que o MMA estava procurando. Neste período, o ‘Rush’ venceu 14 de 15 lutas, sendo 12 defesas de cinturão. Chegou a ganhar 33 rounds consecutivos. Foi um rosto importante para a popularização do UFC. Também está no Hall da Fama da organização.

Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC/UFC

1. Jon Jones

É considerado por muitos - e por Dana White, dono do UFC - como o maior lutador de MMA de todos os tempos. Em um esporte onde a margem entre vitória e derrota é muito tênue, o ‘Bones’ conseguiu passar 16 anos sem ser derrotado por qualquer oponente. É o lutador mais novo a ganhar um título do UFC e coleciona recordes impressionantes de defesas de cinturão e vitórias, além de ser Hall da Fama.

Foto: Chris Unger/Zuffa LLC/UFC

Quer saber mais sobre MMA e UFC?

Clique aqui!

Clique aqui!

Texto

Sergio Neto

Produção

Sergio Neto