Foto: Wilton Junior/Estadão
Brasil é o maior campeão na modalidade e busca sexto título em final contra a Argentina
Foto: Federação Portuguesa de Futsal/Reprodução
Com Ricardinho, 6 vezes eleito melhor jogador de futsal do mundo, a seleção portuguesa chegou ao topo em 2021, na Copa do Mundo que seria em 2020. Naquele ano, o Brasil ficou com o 3º lugar.
Foto: Fifa/Reprodução
Finalistas em 2024, os argentinos faturaram a conquista em 2016, superando a Rússia na final. O Brasil foi eliminado para o Irã, que foi 3º, nas oitavas.
Foto: Fábio Motta/AE
A seleção espanhola foi bicampeã seguida, em 2000 (em cima do Brasil) e 2004. Desde então fora dois vice-campeonatos, 2008 e 2012, ambos perdendo para a seleção brasileira na final.
Foto: Beto Barata/AE
Assim como no futebol, a seleção brasileira é penta. Os títulos foram em 1989 (primeira Copa do Mundo organizada pela Fifa), 1992, 1996, 2008 e 2012. O jejum já dura 12 anos, mas pode acabar diante na Argentina na edição de 2024.
Foto: Beto Barata/AE
Antes de ser organizado pela Fifa, o Mundial de Futsal pertencia à antiga Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa). Houve edições organizadas pela Confederação Pan-Americana de Futebol de Salão (Panafusa) e Associação Mundial de Futsal (AMF), sucessora oficial da Fifusa.
Foto: Fabio Motta/AE
Considerando todos os torneios, o Brasil foi campeão mundial 6 vezes. Argentina, 4. Espanha, 3. Portugal, México e Colômbia, 2 cada. Com um título cada (apenas da Fifusa e sucessoras), estão Austrália, Itália, México, Bolívia, Paraguai e Belarus.
Foto: Leto Ribas/CBF
Brasil tem Argentina como ‘freguesa’ no futsal
Foto: Luiz Pires/Divulgação
Leonardo Catto