Foto: Christian Bruna/AP

Velocidade

As maiores polêmicas de Max Verstappen na Fórmula 1

O tricampeão da categoria é conhecido por sua pilotagem agressiva. Piloto mais jovem da história a ganhar uma prova, a carreira do holandês é marcada de polêmicas. O ‘Estadão’ relembra:

Foto: Divulgação

Superlicença FIA

Aos 17 anos, Max Verstappen se tornou o piloto mais jovem a disputar uma prova da Fórmula 1. A pouca idade do holandês repercutiu negativamente e, após o ocorrido, a FIA criou uma nova regra que só permitia que maiores de 18 anos pilotassem na categoria.

Foto: Gabriela Bilo/Estadão

Promovido à Red Bull Racing

Após somente uma temporada e meia na Toro Rosso, Verstappen foi promovido à equipe principal no lugar de Daniil Kvyat. Muitos achavam que o holandês ainda era imaturo para a oportunidade. A resposta de Max? Ganhar seu primeiro GP em sua primeira corrida.

Foto: @danielricciardo via Instagram

Acidentes com Daniel Ricciardo

Ao longo de três temporadas, Verstappen e Ricciardo foram companheiros de equipe. Os dois chegaram a bater violentamente em mais de uma ocasião e, se sentindo desprestigiado após os acidentes, o australiano optou por sair da Red Bull.

Foto: Reprodução/Youtube - FORMULA 1

Briga com Esteban Ocon

Em 2018, no GP do Brasil, o holandês se estranhou com o francês, que era retardatário, ao tentar ultrapassá-lo. O acidente fez com que Max perdesse a liderança. Após a prova, o piloto da Red Bull brigou com Ocon e chegou a empurrá-lo violentamente.

Foto: Reprodução/F1 TV

Acidente com Lewis Hamilton em Silverstone

Em 2021, Max Verstappen liderava a corrida — e o campeonato — no Reino Unido quando foi tocado por Lewis Hamilton e sofreu um feio acidente que o tirou da prova. Dali em diante, a relação dos dois azedou e o que era uma rivalidade se tornou uma guerra.

Foto: Reprodução/F1 TV

Acidente com Lewis Hamilton em Monza

Ainda em 2021, Verstappen deu o troco no heptacampeão e provocou outro acidente feio na Itália. A temporada ficou marcada por brigas duras e agressivas entre os dois pilotos.

Foto: Reprodução/F1

Última volta do GP de Abu Dabi em 2021

Após uma polêmica decisão da direção de prova, Max Verstappen venceu a última prova de 2021 e se sagrou campeão da Fórmula 1. Muitos fãs criticarem o desfecho da corrida e acreditam que o resultado foi injusto.

Foto: Joe Klamar/AFP

Acidente com Lando Norris

Após alguns anos de dominância, Verstappen voltou a criar polêmicas na pista. No último domingo, dia 30, o piloto acertou o carro do rival britânico enquanto era ultrapassado. Norris abandou a prova e Max chegou em quinto lugar.

Foto: Reprodução/Instagram

Fórmula 1: Verstappen deixa sogro Piquet fora de lista dos melhores pilotos da história

Leia mais

Foto: Erwin Scheriau/ERWIN SCHERIAU

Texto

Daniel Vila Nova

Veja mais Web Stories