Foto: Bruno Domingos/Estadão
Equipe de Esportes do ‘Estadão’ relembra fatos controversos e rivalidades que marcaram a história da categoria.
Foto: Rafael Neddermeyer/Estadão
Em 1982, na Alemanha, Piquet foi retirado do GP pelo retardatário Eliseo Salazar. O então campeão mundial não se conteve e partiu para cima do chileno, o agredindo com socos e pontapés.
Foto: Vidal Cavalcante/AE
A rivalidade entre ambos marcou a Fórmula 1. Senna e Prost tinham um acordo para não se atacarem na primeira curva de um GP. Mas o brasileiro descumpriu o “pacto” em San Marino, em 1989. A relação entre os dois estremeceu.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
Após o Grande Prêmio do Japão de 1993, em Suzuka, Ayrton Senna reclamou com Irvine, retardatário, por ter sido atrapalhado. Após ironia de Irvine, o brasileiro deu um soco no rival.
Foto: Divulgação/Instagram @michaelschumacher
No GP da Bélgica de 1998, Michael Schumacher perdeu a paciência com David Coulthard, entrou na garagem dos boxes, jogou o volante do carro longe e foi tirar satisfações. O alemão teve que ser contido pelos mecânicos.
Foto: Agilberto Lima/Estadão
Na Áustria, em 2002, Rubens Barrichello recebeu ordens da Ferrari para deixar Michael Schumacher ultrapassá-lo. O brasileiro resistiu, mas aceitou. O alemão, vencedor da corrida, foi vaiado pelo público no pódio.
Foto: Werther Santana/Estadão
O escândalo de mudança de resultados ocorreu em 2008. Flavio Briatore e Pat Symonds instruíram Nelsinho Piquet a bater de propósito para provocar a entrada do safety car, o que favoreceu o espanhol Fernando Alonso.
Foto: Tiago Queiroz/ Estadão
Fernando Alonso não conseguia passar pelo companheiro de equipe, Felipe Massa, em Hockenheim. Mas o brasileiro recebeu uma mensagem da Ferrari e deixou Alonso ultrapassar. O espanhol ganhou a corrida.
Foto: Ayrton Vignola/Estadão
Sebastian Vettel ignorou as ordens do diretor esportivo da Red Bull, Christian Horner, ultrapassou Mark Webber a 11 voltas do fim da prova e causou irritação e indignação na equipe.
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
A Mercedes sacrificou a vitória de Valtteri Bottas no Grande Prêmio da Rússia de 2018, já que Lewis Hamilton brigava pelo título da F-1 com Sebastian Vettel.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Em 2021, em Silverstone, Max Verstappen sofreu um grave acidente após ser tocado por Lewis Hamilton. O episódio abalou a relação entre os dois pilotos, aumentando a rivalidade entre ambos.
Foto: Taba Benedicto/Estadão
Quer saber mais sobre a Fórmula 1?
Foto: Taba Benedicto/ Estadão
Felipe Alencar
Felipe Alencar