Foto: Clayton De Souza/AE

Velocidade

As polêmicas da carreira de Michael Schumacher na F1

Piloto alemão é heptacampeão mundial e acumula polêmicas dentro e fora das pistas; veja as mais marcantes

Foto: Nelson Almeida/AE

Polêmica na estreia

Em 1994, no início de carreira, Schumacher se envolveu em um acidente com o companheiro de equipe na Bennetton, Damon Hill. Mesmo com o carro danificado, o alemão voltou para as pistas e venceu sua primeira corrida na F1, deixando o companheiro para trás.

Foto: EDU GARCIA/AE

Punição histórica

Já em 1997, mais uma batida polêmica: Schumacher colidiu propositalmente em Jacques Villeneuve e sua atitude implicou em uma punição severa. Todos seus resultados da temporada excluídos pela FIA. O próprio piloto reconheceu o erro depois da punição.

Foto: J.F.DIORIO/AE

Revolta e acusação

Apesar do sorrido na foto, Schumacher já quis bater no escocês David Coulthard em uma corrida do GP da Bélgica. O alemão tentou ultrapassá-lo e bateu no fundo do seu carro. Schumacher o acusou de tentativa de homicídio e tentou agredi-lo após a corrida.

Foto: Reprodução

Discussão com Senna

Em 1992, Schumacher ainda era um jovem piloto, enquanto Senna já ostentava um tricampeonato. Na corrida, o alemão provocou o brasileiro e tocou no carro do tricampeão. Após a linha de chegada, a dupla discute e Ayrton demonstrou muita irritação.

Foto: BETO ISSA/AE

Schumacher x Barrichello

Em 2002, era apenas a sexta corrida do ano quando o piloto alemão chamou a atenção por uma atitude polêmica sua e da equipe da Ferrari. O brasileiro liderava a corrida e foi orientado a diminuir a velocidade nos metros finais do GP da Áustria e deixar Schumacher ultrapassá-lo.

Foto: ROBSON FERNANDJES/AE

Veja tudo sobre a carreira de Michael Schumacher

Leia mais

Foto: EPITACIO PESSOA/AE

Produção e texto

Vinícius Harfush