Foto: Luiz Prado/AE
‘Estadão’ elege as principais atuações do ídolo brasileiro na categoria máxima do automobilismo mundial.
Foto: Arquivo/AE
Largando na 13ª posição com o carro limitado da Toleman, Senna deu show no molhado e ficou perto de ganhar sua primeira corrida no Principado, mas ela foi interrompida na 31ª prova e impediu o brasileiro de ultrapassar Alain Prost, terminando em segundo.
Foto: Arquivo/AE
A primeira vitória de Senna na Fórmula 1 aconteceu no circuito do Estoril nas condições em que só ele era capaz de dar espetáculo. Sob chuva, o brasileiro largou na pole e liderou de ponta a ponta a bordo da Lotus.
Foto: Tomás Frutos/EFE
Na luta pelo título, Senna tinha Prost como concorrente na última prova e precisou fazer uma corrida de recuperação após seu carro falhar na largada. A chuva ajudou, e o brasileiro foi campeão mundial.
Foto: Luiz Prado/AE
Senna venceu pela primeira vez no País sob aspectos que provaram mais uma vez sua genialidade. Ele segurou o carro com apenas a sexta marcha no Autódromo de Interlagos e levou o público ao delírio.
Foto: Archivo/EFE
Em Donington Park, Senna fez, para muitos, a melhor primeira volta de um piloto da história da Fórmula 1. Com chuva, o brasileiro largou em quarto, perdeu uma posição, mas depois deixou Schumacher, Wendlinger, Hill e Prost para assumir a liderança e depois vencer a prova.
Foto: Marco Bertorello/AFP
Quer saber mais sobre a carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1?
Foto: Edu Garcia/AE
Marcos Antomil