Foto: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Velocidade

Os circuitos de rua mais icônicos da Fórmula 1

Conheça os traçados que se misturam com as curvas das cidades e marcaram época no automobilismo

Foto: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Albert Park, Austrália

Um dos mais tradicionais circuitos de rua da Fórmula 1 é o de Melbourne. O Albert Park sedia corridas desde 1996 e tem o costume de inaugurar a temporada da categoria automobilística. Sua principal característica é a dificuldade de praticar ultrapassagens.

Foto: Sam Bloxham / Motorsport Images

Jeddah, Arábia Saudita

Entre as provas de rua, Jeddah é uma das mais recentes, com apenas três temporadas. Mas a estrutura montada para criar o GP impressionou desde o primeiro momento, o que já a coloca como uma das mais marcantes da F1. Na reta, pilotos passam dos 300 km/h.

Foto: Andrew Ferraro / Motorsport Images

Valência, Espanha

Sede da Fórmula 1 entre 2008 e 2012, o Circuito Urbano de Valência é conhecido pelo formato de sua pista, que conta com 25 curvas. A primeira vitória do GP foi do brasileiro Felipe Massa, que corria pela Ferrari.

Foto: Reprodução/Tiqets via tiqets.com

Yas Marina, Abu Dabi

Mais um circuito de rua que chama a atenção pela sua estrutura na construção. O circuito foi criado em 2009 e fica localizado na Ilha Yas, nos Emirados Árabes Unidos. Um dos seus principais “charmes” é a bela iluminação noturna da pista.

Foto: Lionel Ng / Motorsport Images

Marina Bay, Singapura

Os fãs de Fórmula 1 já se acostumaram a acompanhar o GP noturno de Singapura. Desde 2008 a pista faz parte do calendário da Fórmula 1 e já sofreu algumas alterações em seu percurso desde a inauguração. O espanhol Fernando Alonso foi o primeiro e vencer.

Foto: Reprodução/Motosport via motosport.com

Montjuic, Barcelona

Batizado com o nome da região montanhosa de Barcelona, o circuito de Montjuic foi disputado entre 1968 a 1975. A pista é considerada uma das mais perigosas da história por suas curvas. A prova foi o acidente com o piloto Rolf Stommelen que matou 5 espectadores em 1975.

Foto: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Monte Carlo, Mônaco

Mônaco é, disparado, o mais famoso e charmoso circuito de rua da F1. O local recebe corridas da categoria desde 1950 e o maior vencedor é Ayrton Senna, com seis troféus. Apesar das poucas ultrapassagens, possui belíssimas vistas das ruas e dos barcos na beira da pista.

Foto: Sam Bloxham / Motorsport Images

Veja tudo sobre a Fórmula 1

Leia mais

Foto: Alpine/Divulgação

Produção e texto

Vinícius Harfush

Veja mais web stories