Foto: Felipe Rau/Estadão
Circuito na zona sul paulistana recebe neste fim de semana mais uma vez o Grande Prêmio de São Paulo.
Foto: Tiago Queiroz/Tiago Queiroz
O mais importante piloto brasileiro da história do automobilismo tem uma série de homenagens espalhadas pelo autódromo. Há um monumento feito por sua sobrinha Lalalli, um mural elaborado por Eduardo Kobra, além da 1ª curva batizada com o nome do ídolo, o S do Senna.
Foto: Felipe Rau/Estadão
O Autódromo de Interlagos não é palco apenas de velocidade. Além de provas de F-1, Stock Car, WEC e outras provas automobilísticas, o local abriga shows e eventos, como o The Town e o Lollapalooza.
Foto: Felipe Rau/Estadão
O traçado original de Interlagos, com quase 8 km de comprimento e 26 curvas, foi utilizado na Fórmula 1 entre 1972 e 1977 e novamente, com pequenas alterações, em 1979 e 1980. Uma grande reforma foi feita para que a F-1 voltasse a São Paulo em 1990. O circuito foi reduzido para 4,3 km e apenas 15 curvas.
Foto: Marcos Mendes/AE
Na Fórmula 1, o maior vencedor da história de Interlagos é o alemão Michael Schumacher, com quatro vitórias. A Ferrari é a equipe que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio: nove. O detentor da volta mais rápida no atual traçado é o finlandês Valtteri Bottas, que obteve a marca de 1min10s540, em 2018, a bordo da Mercedes.
Foto: Paulo Liebert/AE
Quatro brasileiros já subiram no lugar mais alto do pódio em Interlagos em provas da Fórmula 1. Ayrton Senna (1991 e 1993), Emerson Fittipaldi (1973 e 1974) e Felipe Massa (2006 e 2008) ganharam duas vezes, enquanto José Carlos Pace, que dá nome ao autódromo, venceu em uma ocasião (1975).
Foto: Equipe Ae/Estadão
Quer saber mais sobre a Fórmula 1?
Foto: Arquivo/Estadão
Marcos Antomil