Foto: Arquivo/AE
Pilotos eram desafetos declarados e brigas reverberam até hoje.
Foto: Monica Zarattini/MONICA ZARATTINI
Tricampeão e um dos maiores ídolos do esporte nacional, Ayrton Senna era conhecido também pelas rivalidades. Em uma briga brasileira, ele e Nelson Piquet protagonizaram ataques entre os dois.
Foto: Edu Garcia/AE
Em entrevista o Roda Viva, da TV Cultura, em 1986, Senna argumentou que a única semelhança entre os dois era que ambos eram pilotos de F-1. ‘Como piloto eu o respeito muito e como pessoa eu tenho as minhas restrições’, falou na época.
Foto: Filipe Araujo/AE
Em diferentes situações, Nelson Piquet insinuou que Senna era gay. Após uma vitória em 1987, Piquet disparou para repórteres: ‘Vai perguntar para ele por que ele não gosta de mulher’. Ainda em 2024, o ex-piloto cita os namoros de Senna com Adriane Galisteu e Xuxa como relações ‘de fachada’.
Foto: Luiz Prado/LUIZ PRADO
Em entrevista no ano de 1988, Senna foi perguntado por que estava afastado da imprensa. A resposta foi que ele ‘tinha que dar aos outros uma chance de aparecer um pouco’. O piloto argumentou que ele continuava sendo assunto, mesmo com o tricampeonato do rivadl, porque ‘ninguém gosta muito de Piquet’.
Foto: Arquivo/AE
Piquet rebateu novamente com homofobia. Segundo ele, Senna não dava entrevistas para não ‘explicar por que não gosta de mulher’. O caso quase parou na Justiça, mas não avançou.
Foto: Arquivo/Estadão
Naquele mesmo ano, Senna foi campeão mundial com a McLaren, enquanto Piquet amargou uma temporada ruim pela Lotus.
Foto: AP
Senna chegou a gravar um recado em que desejava melhoras a Piquet após um acidente do rival nas 500 Milhas de Indianápolis, em 1992. Quando Senna morreu, em 1994, Piquet demonstrou abatimento. Em 2022, contudo, o ex-piloto fez uma piada de mal gosto sobre o acidente fatal.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão
As paixões e os desafetos de Ayrton Senna
Foto: Edu Garcia/Estadão
Redação