Foto: Nick Didlick/AP

Velocidade

Os GPs de Fórmula 1 nos EUA

Neste domingo, a principal categoria de automobilismo do mundo retorna ao país para a etapa dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, Texas. O Estadão relembra as provas que também ocorrem ou ocorreram nos EUA ao longo dos anos.

Foto: Seefrank/ Wikimedia Commons

GP dos Estados Unidos

Realizado em Austin desde 2012, a etapa só não foi disputada em 2020, em função da pandemia da covid-19. Desde então, em todos os anos a Fórmula 1 retorna aos EUA.

Foto: Divulgação/ Miami Dolphins

GP de Miami

Desde 2022 no calendário da Fórmula, o circuito acontece no Autódromo Internacional de Miami, próximo ao Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins, na NFL.

Foto: Nick Didlick/AP

GP de Las Vegas

Inaugurado em 2023, o circuito de rua no Estado de Nevada acontecerá novamente neste ano, em 24 de novembro. Na corrida inaugural, Max Verstappen ficou com a vitória.

Foto: Divulgação/ Caesars Palace

GP de Caesars Palace

Antes do atual circuito de Las Vegas, a cidade já havia recebido, em 1981 e 1982, um GP de Fórmula 1. Na ocasião, o hotel de luxo e cassino promoveu o evento, que definiu o título de Nelson Piquet em 1981.

Foto: Darron Cummings/AP

500 milhas de Indianápolis

Entre 1950 e 1960, a etapa fez parte do calendário do Mundial de Fórmula 1, mas normalmente eram disputadas por pilotos e equipes que não faziam parte dos demais circuitos. Já entre 2000 e 2007, com adaptações, o circuito fez parte do GP dos Estados Unidos.

Foto: Vincent Thian/AP

Outros circuitos

Além dos três GPs que fazem parte da Fórmula 1 moderna, a categoria também foi disputada em Detroit, Califórnia, Dallas, entre outros.

Foto: Márcio Fernandes/ Estadão

O que sabemos sobre saída da F1 da Band e volta para a Globo

Leia mais

Texto e produção

Murillo César Alves