Foto: Robson Fernandjes/AE

Clássicos da F-1

Os maiores adversários de Michael Schumacher na Fórmula 1

Alemão colecionou rivalidades históricas contra grandes pilotos, alguns deles brasileiros

Foto: Edu Garcia/Estadão

Ayrton Senna

Quando Senna conquistava seu último Mundial, em 1991, um jovem Schumacher estreava na F-1 pela Jordan e, depois, pela Benetton, mostrando talento precoce. Eles disputaram ponto a ponto em 1992, 1993 e tinham tudo para polarizar a briga em 1994 e no resto dos anos 1990, até a trágica morte do brasileiro.

Foto: Reprodução/@96f1champ via Instagram

Damon Hill

A fatídica temporada de 1994, recheada de dúvidas em torno da segurança da F-1, parecia um ‘passeio’ de Schumacher, mas uma série de punições ao alemão, por atitudes na pista e irregularidades da Benetton, fizeram Damon Hill colar. Schumi levou o título após uma colisão polêmica entre os dois na última corrida.

Foto: Werther Santana/Estadão

Fernando Alonso

Único dos ‘rivais’ de Schumacher na ativa até hoje, o espanhol é o piloto com mais corridas na F-1 e compete desde 2001. Seu primeiro título mundial foi em cima de Michael, em 2005, encerrando uma era de domínio do alemão e da Ferrari.

Foto: JF Diorio/Estadão

Jacques Villeneuve

A última corrida de 1997 teve roteiro parecido com 1994: Schumacher ‘gladiando’ com uma Williams, dessa vez, de Jacques Villeneuve. Em Jerez, o alemão, com um ponto de vantagem na liderança, jogou o carro em cima do rival para os dois serem eliminados, mas só Schumi caiu, perdendo o título. Julgado, ele foi excluído do Mundial.

Foto: Reprodução/@f1mikahakkinen via Instagram

Mika Hakkinen

O finlandês é um dos poucos que pode ‘se gabar’ de ter derrotado Schumacher. Campeão em 1998 pela McLaren em cima do alemão, ele ganhou o título novamente em 1999, mas Schumi ficou de fora de sete corridas por ter quebrado a perna. Em 2000, Michael ‘se vingou’ e levou a melhor.

Foto: Marcos Mendes / Estadão

Rubens Barrichello

Companheiro de Ferrari de Schumacher de 2000 a 2005, o brasileiro colecionou momentos com o alemão. Os dois dominaram a F-1 e até se reencontraram em uma disputa em pista na Hungria, em 2010, quando Rubinho, de Williams, fez uma ultrapassagem histórica em Schumi.

Foto: Epitacio Pessoa/AE

As notícias mais recentes sobre o estado de saúde de Michael Schumacher

Leia mais

Foto: Celio Jr/AE

Texto

Fabio Tarnapolsky

Veja mais Web Stories