Foto: Clayton De Souza/AE

Velocidade

Os títulos de Michael Schumacher na F1

Alemão correu entre 1991 e 1996 e 2010 e 2012 e foi 7 vezes campeão mundial

Foto: Edu Garcia/Estadão

1994

O primeiro título mundial do piloto foi na sua quarta temporada na Fórmula 1. Naquele ano, ele venceu os GPs do Brasil, Pacífico, San Marino, Mônaco, Canadá, França, Hungria e Europa.

Foto: Celio Jr/AE

1995

O alemão conquistou o bicampeonato de modo consecutivo. Naquela temporada, o piloto venceu os GPs do Brasil, Espanha, Mônaco, França, Alemanha, Bélgica, Europa, Pacífico e Japão.

Foto: ROBSON FERNANDJES/AE

2000

O tricampeonato de Schumacher foi o primeiro dele com a Ferrari. Naquele ano, o alemão venceu os GPs da Austrália, Brasil, San Marino, Europa, Canadá, Itália, Estados Unidos, Japão e Malásia.

Foto: Marcos Mendes/AE

2001

O tetra veio em mais uma sequência. Foi nesta temporada a primeira vez que a Ferrari obrigou Rubens Barrichello a dar passagem para o alemão, que terminou em segundo no GP da Áustria. Schumacher venceu os GPs da Austrália, Malásia, Espanha, Mônaco, Europa, França, Hungria, Bélgica e Japão.

Foto: BETO ISSA/AE

2002

A temporada do quinto título de Schumacher ficou marcada pela narração ‘Hoje não, hoje sim’, de Cléber Machado, quando a Ferrari novamente mandou que Rubinho cedesse o lugar ao alemão, desta vez para ser o vencedor do GP da Áustria, após pole e liderança do brasileiro. Além desse, Schumacher venceu os GPs da Austrália, Brasil, San Marino, Espanha, Canadá, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Bélgica, e Japão.

Foto: Robson Fernandjes/AE

2003

O sexto e penúltimo título do alemão veio como o quarto consecutivo desde 2000. Naquela temporada, ele venceu os GPs de San Marino, Espanha, Áustria, Canadá, Itália e EUA.

Foto: Agilberto Lima/Estadão

2004

O sétimo e último título de Michael Schumacher foi com vitória em 12 dos 18 GPs da época. Ele só não foi vencedor na China, Itália (ambos vencidos por Rubinho), Brasil, Bélgica e Mônaco.

Foto: Sergio Neves/AE

Retorno

Após os 7 títulos, o alemão se aposentou na Ferrari em 2006. Entretanto, ele retornou às corridas pela Mercedes. Encerrou a carreira definitivamente em 2012, um ano antes do acidente de esqui que o hospitalizou e tornou seu estado de saúde um mistério.

Foto: Epitacio Pessoa/AE

Schumacher teve carreira também marcada por polêmicas

Veja as mais marcantes

Foto: ROBSON FERNANDJES/AE

Texto

Leonardo Catto