Foto: Marcos Mendes/AE

Fórmula 1

Por que o estado de saúde de Michael Schumacher não é atualizado?

Desde que o ex-piloto alemão sofreu um grave acidente enquanto esquiava em 2013, as notícias sobre sua condição são raras e pouco revelam.

Foto: Epitacio Pessoa/AE

Situação delicada

O que se sabe é que Schumacher está vivo, mas em um estado de saúde delicado, necessitando de cuidados intensivos e contínuos. Especificidades de sua condição, no entanto, continuam um mistério.

Foto: Epitacio Pessoa/AE

O silêncio da família

No final de 2023, o advogado da família, Felix Damm, concedeu uma entrevista para o portal alemão LTO (Legal Tribune Online) onde falou sobre as razões pelas quais a temática é tratada com sigilo.

Foto: @michaelschumacher via Instagram

Um possível relatório?

Segundo o advogado, a família Schumacher considerou publicar um relatório que informasse a situação do ex-piloto, mas entendeu que tal divulgação apenas abriria brechas para mais perguntas.

Foto: Clayton De Souza/AE

O interesse da mídia

“A mídia poderia retomar esse relatório repetidas vezes e perguntar: ‘E como é agora?’, um, dois, três meses ou anos após o relatório”, explicou Damm.

Foto: @michaelschumacher via Instagram

As declarações públicas

Damm ainda menciona a questão da “autoexposição voluntária”. Ele se refere ao fato de que a própria família, acompanhada de médicos, deu publicidade a informações sobre o ex-piloto da Ferrari logo após o acidente.

Foto: @michaelschumacher via Instagram

As batalhas legais

Ao longo da última década, a família Schumacher tem travado batalhas jurídicas para impedir a divulgação de determinados conteúdos sobre o estado de saúde do alemão.

Foto: @michaelschumacher via Instagram

A privacidade dos Schumacher

“Em princípio, ninguém pode reivindicar a privacidade de fatos que eles próprios tenham divulgado voluntariamente ao público. Neste contexto, a jurisprudência fala da auto-abertura da esfera privada”, relatou Mann.

Foto: @michaelschumacher via Instagram

A batalha ganha

“Decidiu-se que as declarações na conferência de imprensa eram tão genéricas que não deveriam ser feitas especulações sobre o estado de saúde. No final das contas, ficou provado que estávamos certos”, afirmou Mann.

Foto: Marcos Mendes/AE

Quer saber mais sobre Michael Schumacher?

Clique aqui

Foto: J.F. Diorio/AE

Texto

Daniel Vila Nova

Veja mais Web Stories