Foto: UN Photo/Manuel Elias
Saiba quando, por qual motivo elas foram criadas e como atuam
Foto: Wilton Junior/Estadão
Em sua tese de doutorado sobre agências de inteligência, Marco Cepik, atual número 2 da Abin, define esses órgãos como organizações especializadas em coletar, analisar e disseminar informações cruciais para a política externa, defesa nacional e ordem pública.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Agências de inteligência ajudam governos a antecipar ações de adversários e aliados, focando em segurança para prevenir sabotagens e ameaças, inclusive cibernéticas, segundo Alcides Peron, coordenador do curso de Relações Internacionais da Fecap. Conheça agências de inteligência em atividade pelo mundo.
Foto: Biblioteca do Congresso - Washington, DC
A famosa Central Intelligence Agency (CIA), dos Estados Unidos, foi fundada em 1947. Suas atividades incluem espionagem, análise de informações estrangeiras e operações encobertas. Gerencia 16 agências de inteligência do país.
Foto: Adobe Stock
O Secret Intelligence Service, conhecido como MI6, foi criado em 1909 no Reino Unido. Segundo o órgão, suas funções são a de “deter o terrorismo, interromper a atividade de estados hostis e dar ao Reino Unido uma vantagem cibernética”.
Foto: Adobe Stock
O Federal Security Service (FSB) da Rússia, criado em 1995, é o sucessor da KGB. A Rússia mantém serviços de inteligência e espionagem no país desde 1917. A FSB atua também contra a corrupção.
Foto: Mossad Career/Instagram/Reprodução
O Mossad é a agência de inteligência de Israel e opera desde 1948. Ele não é o único órgão desse tipo no país, mas é o que produz mais informações. É famosa por missões de contraterrorismo e espionagem.
Foto: Karl Heinz Spremberg/Adobe Stock
O Bundesnachrichtendienst (BND) é a agência de inteligência externa da Alemanha, e foi criada em 1956. Tem foco no extremo oriente e em grupos de hackers estrangeiros e armas.
Foto: Creative Commons
O Ministry of State Security (MSS) da China, criado em 1983, é focada nas seguranças interna e externa do país. Atua em contrainteligência, ciberespionagem e segurança nacional.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Criada em 1999 no Brasil, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) assessora a Presidência em segurança nacional e monitora ameaças à segurança do país, incluindo terrorismo, tráfico de drogas e ataques cibernéticos, colaborando com agências internacionais.
Foto: Divulgação/ACNUR
O que é e como funciona a Acnur?
Redação