Foto: null

Internacional

Conheça o paraíso tropical na Ásia que corre risco com o aquecimento global

Maldivas tem 527,8 mil habitantes distribuídos por 200 ilhas, mas, segundo a ONU, esta nação ser inundada nas próximas décadas se o aquecimento global não for freado

Foto: Mar Sem Fim

Localização e tamanho

Fica no centro-norte do Oceano Índico, ao sul da Ásia. Consiste em uma cadeia de cerca de 1.200 pequenas ilhas de corais e bancos de areia que, juntas, somam 871 quilômetros quadrados.

Foto: null

População

Cerca de 527,8 mil pessoas moram nas 200 ilhas habitáveis, em 300 quilômetros de terra firme (equivalente à área da zona leste de São Paulo). Um terço vive na capital, Malé. É o segundo menos habitado da Ásia, ficando atrás apenas de Brunei, com 462.721.

Foto: Reprodução/Hurb

Paraíso tropical

Águas cristalinas, areia branca, grandes coqueiros e a rica vida marinha, com mais de mil espécies de peixes (entre eles arraias-manta e tubarões-baleia), estão entre os principais destaques. Abriga 5% de todos os recifes do mundo.

Foto: LUX* South Ari Atoll/Divulgação

Estrutura

Além de ser um dos pontos prediletos de mergulhadores e surfistas, atraem turistas de todo o mundo. É famosa também pelos bangalôs marítimos e possui uma grande variedade de resorts de luxo.

Foto: null

Mudanças climáticas

Segundo a ONU, toda essa beleza pode ser inundada nas próximas décadas se o aquecimento global não for freado. As Maldivas podem vir a desaparecer devido à elevação do nível do mar.

Foto: Reprodução Instagram/Beond (@flybeond)

Terrorismo

Apesar de ser um paraíso tropical, o Departamento de Estado dos EUA recomenda cautela ao visitar o país devido ao terrorismo - segundo ele, é um dos locais do mundo que mais recrutam integrantes para o Estado Islâmico.

Foto: Mohamed Afrah/MOHAMED AFRAH

Religião

É crime qualquer comentário contra a religião oficial, o islamismo sunita, e a prática de qualquer outra religião em público. Um grupo indiano chegou a ser atacado por comemorar o Dia Internacional da Yoga na ilha em 2022, segundo relatório do Departamento de Estado dos EUA, que alerta cautela ao visitar o país.

Foto: Reprodução via instagram/@skncarnival

Como é o menor país das Américas?

Leia aqui

Produção

Redação

Veja mais Web Stories