Foto: UN Photo/Loey Felipe
Principal produto de exportação é o cacau, além de óleo de palma, coco e pescados
Foto: Unesco/Reprodução
São Tomé e Príncipe fica no Golfo da Guiné, na África Ocidental. É um arquipélago composto por duas ilhas principais e várias ilhotas menores. É banhado pelas águas do Oceano Atlântico.
Foto: Harvey Barrison
Os exploradores portugueses João de Santarém e Pêro Escobar (imagem) chegaram a São Tomé e Príncipe em 1470. A colonização portuguesa começou em 1493, transformando as ilhas em importantes centros de cultivo de açúcar e, mais tarde, café e cacau. A independência veio em 1975.
Foto: ONU
O arquipélago tem uma área total de aproximadamente 1.001 km², o tamanho de Brasília. São Tomé e Príncipe abriga cerca de 219 mil habitantes.
Foto: Unesco
Um dos setores que mais vem se destacando é o de turismo, dado o potencial das suas belas praias e natureza. Um dos cartões postais do país é o Cão Grande, uma pedra de magma de 660 metros de altura surgida na época em que os vulcões eram ativos na ilha.
Foto: © IFAD/Barbara Gravelli
A economia de São Tomé e Príncipe tem sido tradicionalmente baseada na agricultura. O cacau é o principal produto de exportação. Segundo o Banco Mundial, o país tem elevada pobreza e grande desigualdade de rendimentos.
Foto: Petrobras/Divulgação
No início do ano passado, a Petrobras concluiu a aquisição de participações em três blocos de exploração de petróleo em São Tomé e Príncipe. A expectativa é a de que o produto possa vir a representar novas receitas para o país.
Foto: Lotte Jacobi/American Museum of Natural History
São Tomé e Príncipe é fundamental na comprovação da teoria da relatividade de Einstein. Astrônomos no país observarem um eclipse solar e validaram o encurvamento gravitacional da luz em 29 de maio de 1919.
Redação