Foto: Tingshu Wang/REUTERS
Em visita aos Estados Unidos, o ultradireitista Javier Milei se encontrará com o bilionário Elon Musk, crescendo a lista de líderes de direita que têm criado laços com o empresário. Nos últimos anos, as ideias de Musk coincidem com as dos conservadores e ele as expressa sem filtros, embora tente não ser rotulado politicamente.
Foto: Lynne Sladky/AP
Milei se encontrará com Musk no Texas, onde visitará uma fábrica da Tesla, a empresa de carros elétricos de Musk. Milei e Musk já expressaram admiração mútua. Antes de sua posse em dezembro passado, Milei elogiou Musk como um “ícone da liberdade”. No discurso de Milei criticando o socialismo no Fórum Econômico Mundial, Musk comentou “Tão quente” com um meme de um casal fazendo sexo enquanto assistia Milei falar.
Foto: Jason Allen/AP
Em 2022, Musk devolveu a conta de Trump no Twitter, que havia sido derrubada após o ataque ao Capitólio. Apesar de já ter criticado Trump no passado e ter votado no Democrata, mais recentemente o bilionário adotou uma abordagem mais favorável ao republicano. Em março, Trump se reuniu com o bilionário em busca de financiamento para impulsionar a sua campanha.
Foto: Riccardo Antimiani/EFE
Musk tem uma relação estreita com a primeira-ministra direitista da Itália, Giorgia Meloni, que envolve diversas visitas ao país europeu e até participação em eventos organizados pelo partido de direita Irmãos da Itália (Fratelli d’Italia, FdI), de Meloni. Ambos têm interesses comuns em questões políticas como imigração e a regulamentação de inteligência artificial.
Foto: Borislav Zdrinja/BORISLAV ZDRINJA
Musk também já fez vários elogios públicos ao primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, conhecido pelas políticas nacionalistas e anti-imigração. Nas redes sociais, o empresário já manifestou apoio ao premiê, por exemplo, quando Orban declarou que “pacto de migração de Bruxelas falhou”, após citar casos de violências de imigrantes no país, e ao criticar uma lei de liberdade de imprensa aprovada pela UE.
Foto: Thomas Coex/THOMAS COEX
O líder do VOX, o partido de extrema direita da Espanha, em encontro com Musk, ressaltou a importância “do X para a liberdade de expressão” e para “combater o cancelamento ideológico” da “cultura acordada”. Recentemente, na briga entre Musk e o ministro do STF Alexandre de Moraes, Abascal saiu em defesa do bilionário.
Foto: Kirsty Wigglesworth/AP
Quem é Elon Musk e de onde vem a sua fortuna?
Redação Estadão