Foto: Victor J. Blue/VICTOR J. BLUE

Internacional

‘Ditador idiota’ e mais: o que já foi dito no julgamento de Donald Trump

Donald Trump está sendo julgado por uma acusação de comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels; veja a seguir frases do julgamento do primeiro caso criminal contra um presidente americano

Foto: Jane Rosenberg/REUTERS

“Ataque aos Estados Unidos”

Trump, que está sob ordem de silêncio que o proíbe de insultar testemunhas, o júri e funcionários do tribunal, chegou ao primeiro dia de julgamento no dia 15 de abril declarando que caso era um “ataque aos Estados Unidos”, reafirmando que o julgamento é uma “perseguição política”.

Foto: Markus Schreiber/AP

“Não esperava alguém lá, principalmente sem roupas”

Detalhando o suposto encontro sexual com Trump, Stormy relatou que ele teria a impedido de sair do quarto em que estavam e afirmou ter desmaiado. “[Quando acordei] Eu não esperava que alguém estivesse lá, principalmente sem muitas roupas. A intenção era bastante clara”. Trump nega ter feito sexo com ela.

Foto: Sarah Yenesel/via REUTERS

“Muita experiência em fazer histórias falsas”

A advogada de Trump Susan Necheles tentou desacreditar Stormy dizendo ao júri que a atriz esteve em 150 filmes pornôs. “Você tem muita experiência em fazer histórias falsas sobre sexo parecerem reais, certo?”, perguntou. Stormy respondeu que se ela tivesse inventado o encontro com Trump, “a história teria sido muito melhor”.

Foto: Andres Kudacki/AP

“Ditador idiota” e “vilão sujo com farelo de Cheetos”

A defesa de Trump tentou usar antigas declarações de Michael Cohen, um ex-advogado do republicano que testemunha contra Trump, contra ele mesmo. “Ditador idiota”, “misógino caricato grosseiro” e “vilão caricato sujo com farelo de Cheetos” foram algumas das declarações de Cohen usadas pela defesa. “Parece algo que eu diria”, respondeu Cohen

Foto: Andres Kudacki/AP

“Não se preocupe. Eu sou o presidente dos EUA”

Ao júri, Cohen disse que Trump o apoiou em 2018, quando a polícia esteve em seu escritório. “Ele me disse, ‘Não se preocupe. Eu sou o presidente dos Estados Unidos. Não tem nada aqui. Tudo vai ficar bem. Mantenha-se forte. Você vai ficar bem’”, testemunhou.

Foto: Jane Rosenberg/REUTERS

“O júri não quer ouvir o que você pensa!”

O advogado de defesa Todd Blanche questionou Cohen sobre uma ligação que ele fez para Trump em outubro de 2016, na qual Cohen disse que havia conseguido que Stormy concordasse em evitar tornar pública sua acusação de ter feito sexo com Trump. “O júri não quer ouvir o que você pensa!”, Blanche disse e declarou que a suposta ligação era mentira.

Foto: Sarah Yenesel/AP

Leia mais sobre o julgamento de Donald Trump

Veja matérias

Reportagem

Redação Estadão

Veja mais Web Stories