Foto: Kertu
Área está novamente na mira de Donald Trump, presidente eleito dos EUA
Foto: Evan Vucci/AP
O presidente eleito dos EUA afirma que a ilha, que abriga uma grande base militar americana, é de localização estratégica para a segurança nacional do país, Em seu primeiro mandato, Trump quis comprar o território. Saiba mais sobre a Groenlândia.
Foto: Peter Gun/Adobe Stock
O território fica no continente americano, a 3.532 quilômetros de distância da Dinamarca. Até 1953, a região era uma colônia dinamarquesa, e, em 1979, virou uma região autônoma.
Foto: Dieter Weck/Adobe Stock
Segundo o governo dinamarquês, os primeiros humanos a pisar na região o fizeram há cerca de 5.000 anos vindos do Canadá depois que o mar congelou no estreito de Thule.
Foto: florian Ledoux
Dados da ONU indicam que Groenlândia tem 2,16 milhões de metros quadrados, onde moram 56 mil pessoas. A área equivale a um quarto do território brasileiro, onde moram mais de 200 milhões de pessoas.
Foto: dele969/Adobe Stock
Esta relação nasceu por volta de 1200 dC, quando nórdicos se estabeleceram no sul da Groenlândia. Porém, quem a colonizou a partir de 1500 dC foi o missionário Hans Egede (retratado nesta estátua).
Foto: Reprodução/Kongehuset
A partir de 1979 a Groenlândia passou a ser considerada uma região autônoma, com algumas restrições. Política externa, política de defesa e política de segurança ainda são de responsabilidade da Dinamarca.
Foto: Radomir Rezny
O groenlandês é reconhecido como a língua oficial, embora outras sejam faladas no território. Já a moeda é a coroa dinamarquesa.
Foto: Mathias/Adobe Stock
Todos os anos, o sol não se põe de 25 de maio a 25 de julho, e fica visível durante todo o dia e noite, e julho é o único mês do ano que a temperatura fica acima de 0ºC . A área é muito visitada por cruzeiros. os turistas gostam de olhar os icebergs à deriva, baleias jubarte, ursos polares etc.
Foto: Evan Vucci/AP
Entenda em sete pontos a obsessão de Trump com a Groenlândia e o Canal do Panamá
Redação