Foto: REUTERS/Mike Segar
O Conselho de Segurança das ONU aprovou no dia 25 sua primeira resolução pedindo um cessar-fogo na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza; veja a seguir como ele funciona e quais são seus membros
Foto: AP Photo/Craig Ruttle
O Conselho de Segurança é um órgão da ONU criado após a Segunda Guerra para mediar e resolver conflitos internacionais, que tem como objetivo “manter a paz e a segurança internacionais”.
Foto: ANGELA WEISS/AFP
O Conselho de Segurança determinação a existência de uma ameaça à paz e recomenda termos de resolução. Em alguns casos, ele pode recorrer à imposição de sanções ou mesmo autorizar o uso da força para manter ou restaurar a paz e a segurança internacionais.
Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
O Conselho opera por meio de reuniões onde os membros discutem questões de segurança internacional. Membros podem, por exemplo, sugerir textos de resolução de cessar-fogo para conflitos e essas resoluções vão para votação entre os membros. Embora o conselho não tenha meios de aplicar a resolução, ele pode impor medidas punitivas a Israel caso a resolução não seja cumprida.
Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
Há 15 membros e cada membro tem direito a um voto. Cinco deles são permanentes e possuem poder de veto em todas as resoluções. Os outros dez membros não permanentes são eleitos para mandatos de dois anos pela Assembleia Geral.
Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos ocupam as cadeiras fixas do conselho. Esses países foram escolhidos para tal função pois “a adesão permanente ao Conselho de Segurança foi concedida a cinco estados com base na sua importância no rescaldo da Segunda Guerra Mundial”, diz a ONU.
Foto: AP Photo/Craig Ruttle
Todos os anos a Assembleia-Geral da ONU elege os membros não permanentes. Cinco assentos são reservados para África e Ásia, um para a Europa Central, dois para a América Latina e dois para a Europa Oriental. Eles possuem um mandato de dois anos.
Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
Argélia (2025), Equador (2024), Guiana (2025), Japão (2024), Malta (2024), Moçambique (2024), Coreia do Sul (2025), Serra Leoa (2025), Eslovênia (2025) e Suíça (2024).
Foto: PEDRO KIRILOS/ESTADÃO
Sim, mais de 10 vezes, sendo o país com maior participação, atrás somente do Japão. Em outubro do ano passado, o País presidiu o Conselho de Segurança.
Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
A presidência do Conselho de Segurança da ONU muda todos os meses e é dividida entre os 15 membros do órgão. A rotação da presidência é feita por ordem alfabética. A atual presidência é do Japão.
Foto: AP Photo/Craig Ruttle
Quer saber mais?
Redação Estadão