Foto: cascoly2?Adobe Stoc
Saiba o motivo pelo qual uma determinada língua é tida como ‘morta’
Foto: Matias Planas
Marcos Penteado, linguista e professor da Estácio, explicou os motivos que levam um idioma a ser extinto e elencou exemplos. Veja a seguir.
Foto: Lars Fortuin /Adobe Stock
As chamadas línguas mortas, ou idiomas extintos, recebem esse nome por não possuírem mais falantes nativos.
Foto: Divulgação
São idiomas que deixaram de ser utilizados para a comunicação cotidiana, que existem apenas em forma escrita. Um idioma só sobrevive quando usado no dia a dia. Sem falantes, o idioma morre.
Foto: DIDA SAMPAIO / AE
Muitas vezes uma língua morre devido à influência do colonizador. Ocorreu com os idiomas indígenas no Brasil, com o persa e o siríaco, devido à expansão muçulmana na Ásia, e ainda o burgúndio, o saxão antigo e o vândalo, na Europa.
Foto: cascoly2 - stock.adobe.com/Adobe St
Entres os exemplos mais conhecidos de idiomas extintos estão o latim, grego arcaico, sânscrito, egípcio, venético, osco e falisca.
Foto: TARSO SARRAF/ESTADÃO
É o nome dado a uma língua que não possui registros escritos. Exemplo são os idiomas falados pelos povos indígenas no período da chegada dos portugueses.
Foto: L’osservatore Romano
Atualmente, o uso do latim é restrito a rituais religiosos solenes e, mesmo no dia a dia, as missas no Vaticano são celebradas em italiano. Ele só existe na forma clássica, restrito à escrita.
Foto: Freedom House/Divulgação
Quer saber quais são os idiomas mais falados do mundo?
Clayton Freitas