Foto: Helen Sloane/HBO/Divulgação
Conheça motivos por trás das criações e línguas e saiba qual é a mais falada
Foto: TEN.POD
Segundo o professor Marcos Penteado, linguista e professor da Estácio, o que se conhece por idiomas artificiais são, na verdade, conlangs. Trata-se de uma abreviação do termo inglês constructed languages, ou línguas construídas, que não surgiram naturalmente na sociedade.
Foto: Slowlifetrader/Adobe Stock/Gerado com IA
Os conlangs são criados e se transformam no correr do tempo, de acordo com as necessidades sociais, seja por segurança, entretenimento ou pela busca de uma universalização.
Foto: Abbas/Adobe Stock/Gerado com IA
Elas foram inventadas a partir de grupos sociais que criaram idiomas como forma de codificar a comunicação de forma auxiliar a comunicação humana. Há também línguas inventadas para universos fictícios, como o de “O Senhor os Anéis”.
Foto: SS Digital/Adobe Stock/Gerado com IA
São exemplos de idiomas artificiais o esperanto, interlíngua, amman-lar, britening, Ilianore, glaugnea, nova, streich, tepa, erone, logulos, mavod, Aauric, talossan, cho-ba, rozhêndi, Ssma, taneraic e kodo.
Foto: slexp/Adobe Stock
Nenhum idioma artificial é oficial de país algum. Estudiosos indicam que o esperanto é a que possui mais falantes, porém, o número exato não é conhecido. A maior parte das línguas artificiais é abandonada por falta de falantes.
Foto: Divulgação/Nasa
Por não se tratar de um conjunto de idiomas naturais, ou seja, nascidos dentro de um grupo étnico específico, não há locais específicos onde esses idiomas são utilizados.
Foto: HBO/Divulgação
Alguns grupos sociais específicos utilizam mais frequentemente as conlangs criadas com fins de entretenimento. Entre os exemplos mais conhecidos estão os idiomas dos elfos nos livros de J.R.R. Tolkien. O klingon, da série “Jornada nas Estrelas” e o alto valiriano, de “Game of Thrones”, até estão disponíveis no Duolingo, aplicativo para aprender línguas.
Foto: Freedom House/Divulgação
Quer saber quais são os seis idiomas oficiais da ONU?
Clayton Freitas