Foto: Helen Sloane/HBO/Divulgação

Internacional

O que são idiomas artificiais?

Conheça motivos por trás das criações e línguas e saiba qual é a mais falada

Foto: TEN.POD

O que são os idiomas artificiais?

Segundo o professor Marcos Penteado, linguista e professor da Estácio, o que se conhece por idiomas artificiais são, na verdade, conlangs. Trata-se de uma abreviação do termo inglês constructed languages, ou línguas construídas, que não surgiram naturalmente na sociedade.

Foto: Slowlifetrader/Adobe Stock/Gerado com IA

Como eles surgem?

Os conlangs são criados e se transformam no correr do tempo, de acordo com as necessidades sociais, seja por segurança, entretenimento ou pela busca de uma universalização.

Foto: Abbas/Adobe Stock/Gerado com IA

Quem inventou as conlangs?

Elas foram inventadas a partir de grupos sociais que criaram idiomas como forma de codificar a comunicação de forma auxiliar a comunicação humana. Há também línguas inventadas para universos fictícios, como o de “O Senhor os Anéis”.

Foto: SS Digital/Adobe Stock/Gerado com IA

Exemplos de idiomas artificiais

São exemplos de idiomas artificiais o esperanto, interlíngua, amman-lar, britening, Ilianore, glaugnea, nova, streich, tepa, erone, logulos, mavod, Aauric, talossan, cho-ba, rozhêndi, Ssma, taneraic e kodo.

Foto: slexp/Adobe Stock

Qual é a mais falada?

Nenhum idioma artificial é oficial de país algum. Estudiosos indicam que o esperanto é a que possui mais falantes, porém, o número exato não é conhecido. A maior parte das línguas artificiais é abandonada por falta de falantes.

Foto: Divulgação/Nasa

Onde os idiomas artificiais são usados?

Por não se tratar de um conjunto de idiomas naturais, ou seja, nascidos dentro de um grupo étnico específico, não há locais específicos onde esses idiomas são utilizados.

Foto: HBO/Divulgação

Os idiomas artificiais e o entretenimento

Alguns grupos sociais específicos utilizam mais frequentemente as conlangs criadas com fins de entretenimento. Entre os exemplos mais conhecidos estão os idiomas dos elfos nos livros de J.R.R. Tolkien. O klingon, da série “Jornada nas Estrelas” e o alto valiriano, de “Game of Thrones”, até estão disponíveis no Duolingo, aplicativo para aprender línguas.

Foto: Freedom House/Divulgação

Quer saber quais são os seis idiomas oficiais da ONU?

Leia aqui

Reportagem

Clayton Freitas

Veja mais Web Stories