Foto: Divulgação
Saiba mais sobre Tristão da Cunha, que fica no Oceano Atlântico, a 2.810 km da Cidade do Cabo
Foto: DOMINIIO PUBLICO
Ilha mais remota do mundo segundo o Guinness Book, Tristão da Cunha foi descoberta pelo almirante português de mesmo nome em 1506, quando ele estava a caminho do Cabo da Boa Esperança.
Foto: Google Earth/Reprodução
Trata-se um arquipélago com área de 98 quilômetros quadrados no Oceano Atlântico. Integra, ao lado de Santa Helena e Ascensão, um território Ultramarino Britânico na costa da África. Fica a 2.810 km da Cidade do Cabo.
Foto: Dmitry/Adobe.Stock
Em 1810, o americano Jonathan Lambert, suposto pirata, tornou-se um dos primeiros a se estabelecer na ilha. Porém, em 1816, militares britânicos ocuparam a ilha e a reivindicaram.
Foto: Tristandc.com/Reprodução
O assentamento principal é Edimburgo, lar de cerca de 236 pessoas, sendo 111 homens e 125 mulheres, de dez famílias diferentes. Eles possuem escola, bar, museu, mercado, internet (via Starlink) e criam animais, alguns para o próprio sustento.
Foto: Marc Guyt
Tristão da Cunha tem vulcões ativos. Um deles, o vulcão Tristão, tem 5.500 metros de altura e cerca de 48 quilômetros de diâmetro. A última vez que ele entrou em erupção foi em 2004.
Foto: Tristandc.com/Reprodução
Sim, porém, é necessário pedir autorização antes para os administradores. A estadia é nas casas dos moradores e o acesso é feito apenas pelo mar. Há cruzeiros que passam por lá.
Foto: Lindasky76/Adobe Stock
Quer saber como é o país europeu cuja população cabe em metade do Maracanã?
Redação