Foto: SANA via AP

Internacional

Irã e Israel: qual país tem as maiores Forças Armadas do Oriente Médio?

Israel está em estado de alerta depois que o Irã ameaçou responder ao bombardeio contra o consulado de Teerã em Damasco, no qual morreram, em 1º de abril, sete membros da Guarda Revolucionária. A tensão entre os dois países traz à tona o poderio militar de cada território. Confira a seguir a comparação entre cada força.

Foto: Amir Cohen/REUTERS

Efetivo militar

Segundo dados de 2023 do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, o Irã possui 650 mil militares. A Guarda Revolucionária é responsável por 190 mil combatentes. Já Israel tem 177,5 mil pessoas em seu efetivo, contando com militares do Exército (onde a maioria está alocada), Marinha, Aeronáutica e outras forças.

Foto: Tsafrir Abayov/AP

Tanques

De acordo com o Global Firepower, Israel possui mais tanques do que o Irã – 1.996 em comparação com 1.370. Na qualidade dos veículos, o país de Netanyahu também sai a frente, com o tanque Merkava, um dos melhores blindados do mundo.

Foto: Amir Cohen/REUTERS

Força Aérea

O Irã tem 551 aeronaves em sua força aérea, segundo o Global Firepower. O arsenal conta, por exemplo, com 186 caças e 23 aviões de ataque. A Força Aérea de Israel, em comparação, tem 612 aviões, incluindo 241 caças e 39 de ataque.

Foto: Amir Cohen/REUTERS

Força Naval

Segundo o Diretório Mundial de Navios de Guerra Militares Modernos, o Irã tem 67 unidades em seu inventário naval, e a idade média do casco é de 32,7 anos. Já israel conta com 59 unidades. Embora perca em quantidade, a frota israelense é mais moderna – a idade média do casco é de 22 anos.

Foto: Mohammed Saber/EFE

Força Nuclear

Embora Israel não confirme que possui armas nucleares, a Federação dos Cientistas Americanos (FAS) estimat que o país possua secretamente um arsenal de armas nucleares de 70 a 400 ogivas. O Irã, por sua vez, não tem capacidade nuclear, apesar de desenvolver um programa atômico há anos.

Foto: Tsafrir Abayov/AP

Leia a reportagem ‘Irã quer conter escalada de tensões com Israel, dizem fontes à agência Reuters’

Confira matéria

Reportagem

Redação Estadão

Veja mais webstories