Foto: Alex Brandon/AP
Carter, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, completou um século de vida na terça-feira, 1º de outubro; ele é conhecido por ser humanista e defensor da democracia
Foto: Susan Walsh/AP
Carter se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a viver um século inteiro. Americanos têm menos de 1% de chance de viver até os 100 anos. Gerald Ford, Ronald Reagan e George H.W. Bush viveram até pelo menos 93, mas nenhum ex-presidente viveu tanto quanto Carter.
Foto: Anonymous/AP
Nos últimos 10 anos, Carter enfrentou desafios significativos. Em 2015, foi diagnosticado com melanoma metastático, um câncer de pele geralmente fatal que se espalhou para o fígado e o cérebro. Ele sofreu várias quedas nos últimos anos e, em fevereiro de 2023, entrou em cuidados paliativos.
Foto: Michael S. Williamson/The Washington Post
Carter teve apenas um mandato presidencial, de 1977 a 1981, e desde então trabalhou por mais de quatro décadas dirigindo o Centro Carter, que ele e sua esposa, Rosalynn (ambos na foto), cofundaram em 1982 para “promover a paz, combater doenças e aumentar a esperança”.
Foto: David Goldman/AP
James Earl Carter Jr. nasceu em 1º de outubro de 1924 em Plains, na Geórgia, Estados Unidos, onde viveu mais de 80 dos seus 100 anos. O democrata é filho de um agricultor e uma enfermeira que tinham uma plantação de amendoim e um armazém.
Foto: undefined / undefined
Placas com “Feliz 100º Aniversário, Sr. Presidente!” decoravam os gramados. Uma loja local estocou seu famoso sorvete de manteiga de amendoim. A festa de aniversário de Carter em sua cidade natal incluiu uma passagem de jato militar, uma cerimônia de naturalização de americanos e um show.
Foto: Carolyn Kaster/AP
Rosalynn Carter, ex-primeira-dama dos EUA, morreu em 2023 aos 96 anos
Com informações de AP e WP