Foto: Joe Klamar/JOE KLAMAR

qualidade de vida

Quais são as melhores cidades do mundo para viver? Veja ranking

EIU, empresa parceira do The Economist, avalia as cidades com melhor e pior qualidade de vida

Foto: Adobe Stock

Pesquisa

A pesquisa anual avalia 173 cidades em relação a cinco critérios: estabilidade, cuidados de saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Veja quais foram as cinco melhores cidades este ano.

Foto: Adobe Stock

5 - Genebra, Suíça

A cidade europeia, que possui uma população de 638,7 mil pessoas, aparece em quinto lugar, empatada com Calgary, no Canadá. Genebra é a sede de departamentos e filiais da ONU, da Cruz Vermelha e do Unesco.

Foto: Adobe Stock

5 - Calgary, Canadá

Empatada no quinto lugar com Genebra está Calgary, que tem uma população de cerca de 1,4 milhão de pessoas. A também canadense Vancouver ficou em 7º lugar no ranking.

Foto: Adobe Stock

4 - Melbourne, Austrália

Melbourne é a única cidade entre as cinco mais bem avaliadas com menos de 400 mil pessoas: tem apenas 160 mil residentes,Além dela, outras cidades da região Ásia-Pacífico também fazem parte do top 10, como a também australiana Sydney (7º lugar), a japonesa Osaka (9º) e a neozelandesa Auckland (9º).

Foto: Adobe Stock

3 - Zurique, Suíça

Outra representante suíça no top 5, Zurique, com 428,7 mil habitantes, aparece constantemente em rankings de qualidade de vida, mas também entre as cidades mais caras do mundo.

Foto: Adobe Stock

2 - Copenhague, Dinamarca

Em segundo lugar está a capital dinamarquesa, que também sempre se destaca em boas posições em rankings sobre melhores cidades do mundo. Copenhague tem cerca de 659 mil residentes.

Foto: Adobe Stock

1 - Viena, Áustria

Viena, com uma população de cerca de 2 milhões, ganhou o título de melhor cidade do mundo para viver pelo terceiro ano consecutivo. A capital austríaca obteve pontuações perfeitas em quatro das cinco categorias do índice.

Foto: Adobe Stock

Quer saber mais sobre a pesquisa?

Acesse a reportagem

Reportagem

Redação Estadão