Foto: Ivar Kvaal/DSB via sikkerhverdag.no
Alguns países estão instruindo suas populações a estarem preparadas caso uma guerra se espalhe pela Europa; veja algumas recomendações
Foto: Ivar Kvaal/DSB via sikkerhverdag.no
Suécia, Finlândia, Dinamarca e Noruega estão divulgando guias de instruções para seus cidadãos sobre o que fazer no caso de uma eventual guerra - ou de outras possíveis crises, como as que envolvem terrorismo, segurança cibernética, emergência climática, entre outros. Veja algumas recomendações.
Foto: Reprodução/rib.msb.se
O manual traz instruções sobre onde se esconder no caso de um ataque aéreo, além dos abrigos: porões, garagens e estações de metrô subterrâneas. Túneis e muros também podem oferecer alguma proteção e estar dentro de casa é melhor do que ao ar livre.
Foto: Reprodução/rib.msb.se
Se a pessoa estiver do lado de fora durante um ataque aéreo e não houver tempo, é melhor deitar no chão, de preferência em um fosso ou vala. Em caso de ataques nucleares, a instrução é se proteger da mesma forma que em um ataque aéreo.
Foto: WERTHER
As recomendações para os finlandeses incluem estocar água engarrafada e alimentos prontos para comer e fáceis de cozinhar, bem como medicamentos essenciais (sem esquecer de armazenar comida e água suficientes também para animais de estimação).
Foto: Ivar Kvaal/DSB via sikkerhverdag.no
Além disso, o guia recomenda manter um rádio a bateria ou pilhas, lanternas ou lâmpadas que não usem energia elétrica, além de uma fonte de alimentação reserva carregada; e ter em casa uma quantia de dinheiro e cartões de crédito de pelo menos dois bancos diferentes.
Foto: DSB via sikkerhverdag.no
A Dinamarca foca na recomendação de conseguir se virar sozinho durante três dias em caso de crise, recomendando manter itens de higiene, como papel higiênico, desinfetante para as mãos, lenços umedecidos, entre outros, e também um celular.
Foto: Ivar Kvaal/DSB via sikkerhverdag.no
Se não houver aquecimento, é possível usar cobertores, edredons, agasalhos, etc. Se usar velas ou outras fontes de calor, coloque-as sobre uma superfície sólida, longe de materiais inflamáveis, como cortinas e tapetes. Se estiver frio por um período prolongado, mantenha-se principalmente em um cômodo. Outros itens úteis para ter em mãos são tocha, velas, fósforos e pilhas.
Foto: Reprodução/DSB via sikkerhverdag.no
A Noruega instrui sua população a sempre ter comida suficiente para uma semana, para todos da casa, mantendo estoque de longa vida útil e que possa ser armazenado em temperatura ambiente. Isso inclui pães crocantes, aveia, leguminosas e feijões enlatados, patês enlatados para sanduíches, barras energéticas, frutas secas, chocolate, mel, biscoitos e castanhas.
Foto: Reprodução/DSB via sikkerhverdag.no
O guia norueguês também diz que é preciso pensar em como a comida seria preparada se o fornecimento de eletricidade ou água falhar. Se houver planos de preparar comida em um fogão de acampamento, fogão a gás ou churrasqueira, deve-se verificar regularmente se o equipamento está em boas condições.
Foto: Reprodução/rib.msb.se
Quer saber mais?
Redação