Foto: AP / AP

Eleições nos EUA

O que é a Superterça e por que ela importa nas eleições americanas?

Com primárias simultâneas, dia é considerado chave na definição da disputa presidencial

Foto: AP / AP

Dia decisivo

O dia ganhou o nome de Superterça por causa da quantidade Estados que votam ao mesmo tempo: são 15, mais um território de Washington na Oceania, definindo seus candidatos nas primárias para as eleições de novembro.

Foto: AP / AP

Número de votos

O dia é importante porque reúne mais de um terço dos delegados em jogo em ambos os partidos e concentra 70% dos votos necessários para uma vitória.

Foto: GEORGE FREY / AFP

Estados com disputas

Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Carolina do Norte, Oklahoma, Tennessee, Texas, Utah, Vermont e Virgínia têm primárias, além de Samoa Americana, um território de Washington na Oceania.

Foto: REUTERS / REUTERS

Briga por delegados

Nas primárias desta terça estão em jogo 874 dos 2.429 delegados do Partido Republicano, enquanto do lado Democrata estão 1.420 em jogo. São estes delegados que realmente votam nas eleições americanas.

Foto: REUTERS / REUTERS

Candidatos

No partido Democrata a vitória do presidente Joe Biden é dada como certa. Já no partido Republicano há uma disputa interna entre o ex-presidente Donald Trump e a ex-embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley

Foto: AP / AP

Primária Republicana

Trump lidera a disputa com 244 delegados, contra 43 de Haley até antes da Superterça. O ex-presidente precisa chegar a 1.215 delegados para assegurar a vitória.

Foto: REUTERS / REUTERS

Adversária de Trump

Apesar dos poucos votos até agora, Haley diz que deseja permanecer na disputa até a Convenção Nacional Republicana, em julho, caso os delegados tenham dúvidas sobre a nomeação formal de Trump em meio a seus problemas legais.

Foto: AP / AP

Para entender como funciona a Superterça e o que está em jogo para as eleições americanas:

Leia mais

Texto

Redação

Produção

Carolina Marins