Foto: Divulgação/ACNUR
Além de acolhida a refugiados, órgão também estimula o envolvimento deles no esporte e foi um dos responsáveis pelo time olímpico
Foto: Ola Kabalan
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) é a responsável por apoiar e proteger refugiados e apátridas ao redor do mundo.
Foto: Ricardo Stuckert / Presidencia da Republica
Foi fundada em 1950 pela Assembleia Geral da ONU, porém, só iniciou suas atividades em 1951, após a Segunda Guerra Mundial.
Foto: Divulgação/ACNUR
A Acnur foi criada para ajudar milhões de refugiados europeus deslocados pela Segunda Guerra Mundial. Depois disso, ela expandiu sua atuação para todo o mundo.
Foto: Divulgação/ACNUR
A agência atua para atender refugiados, apátridas (pessoas sem vínculo formal com qualquer país), deslocados internos (pessoas deslocadas dentro de seu próprio país), retornados (refugiados que retornam voluntariamente a seus países de origem) e solicitantes de asilo.
Foto: Divulgação/ United Nations High Commissioner for Refuge
Ela conta com mais de 12 mil funcionários espalhados por 460 escritórios em todo o mundo. Age em parceria com ONGs e é financiada por doações voluntárias e já atendeu mais de 67 milhões de pessoas.
Foto: Divulgação/ACNUR
Entre outras frentes, a Acnur auxilia apátridas na repatriação ou no assentamento permanente, promovendo a aquisição de direitos e adaptação cultural.
Foto: Divulgação/ACNUR
Uma das ações mais conhecidas foi a criação do time olímpico de atletas refugiados, fruto da parceria com o Comitê Olímpico Internacional e que fez a sua estreia em 2016, nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação/ACNUR
Conheça mais detalhes da Acnur
Redação