Foto: AP / AP

ACIDENTE

Vídeo e fotos inéditos: como foi a 1ª semana de audiências sobre submarino Titan

Guarda Costeira dos EUA realiza investigações sobre o Titan, submersível que implodiu durante um mergulho até os destroços do Titanic em junho de 2023

Foto: AP / AP

Acidente

O submersível Titan estava a caminho dos destroços do Titanic quando implodiu a cerca de 3.350 metros de profundidade por conta da pressão da água no dia 18 de junho de 2023, matando as 5 pessoas a bordo. Os destroços foram encontrados no fundo do oceano, cerca de 300 metros da proa do Titanic.

Foto: Mic Smith/AP

Audiência

As audiências fazem parte da investigação da conduzida pela Guarda Costeira dos EUA. O objetivo é esclarecer as causas do acidente e evitar que algo parecido aconteça novamente. Espera-se que as audiências sobre o Titan durem pelo menos duas semanas.

Foto: Handout/HANDOUT

Vídeo

Durante as audiências, a Guarda Costeira divulgou um vídeo que mostra os destroços do Titan. A gravação foi realizada no dia 22 de junho de 2023 durante o trabalho das equipes de busca. É possível ver a cauda do submersível no fundo do oceano.

Veja o vídeo

Foto: U.S. Coast Guard Auxiliary animation by Gary T. Markle

“Tudo bem aqui”

Entre as últimas palavras da tripulação do Titan, estavam “tudo bem por aqui”, segundo uma recriação visual da jornada do submersível antes de implodir. A Guarda Costeira dos Estados Unidos apresentou a animação no primeiro dia do que se espera ser uma audiência de duas semanas sobre o caso.

Foto: Andrew J. Whitaker/AP

Queixa não foi ouvida

David Lochridge, ex-diretor de operações da OceanGate, afirmou que o submarino experimental era inseguro antes da viagem fatal. Ele testemunhou na terça-feira, 17, e disse que a tragédia poderia ter sido evitada se a Administração de Segurança e Saúde Ocupacional tivesse investigado sua queixa.

Foto: Andrew J. Whitaker/AP

“Pouca ciência”

Lochridge disse que se desentendia com o cofundador da empresa (corroborando outros depoimentos de ex-funcionários de que ele era díficil de trabalhar) e sentia que a OceanGate estava comprometida apenas em ganhar dinheiro. “Havia muito pouco em termos de ciência”, disse Lochridge.

Foto: Corey Connor/AP

Falha

O diretor científico da empresa, Steven Ross, disse que o submersível apresentou uma falha poucos dias antes de implodir, o que fez com que os passageiros “caíssem” dentro do submersível, e levou uma hora para retirá-los da água. “Um passageiro ficou pendurado de cabeça para baixo”, disse.

Foto: Corey Connor/AP

Realizar sonhos

O testemunho de Renata Rojas, especialista de missão da empresa, contrastou com o de testemunhas anteriores, que descreveram a empresa como problemática. “Eu estava aprendendo muito e trabalhando com pessoas incríveis”, disse Rojas. “Alguns são indivíduos muito dedicados que só queriam realizar sonhos.”

Foto: Corey Connor/AP

Missão abortada

Um passageiro pagante em uma expedição ao Titanic disse que a missão da qual ele participou em 2021 foi abortada quando estavam submersos. Fred Hagan explicou que o Titan parecia estar fora de curso, e a tripulação tentou usar os propulsores para corrigir a rota, mas isso não funcionou.

Foto: Corey Connor/AP

Protótipo amador

O CEO de uma empresa de fabricação de submersíveis testemunhou que, após avaliar um protótipo do Titan, ele o considerou “amador”. Patrick Lahey contou que, embora bem-intencionado, o projeto parecia improvisado e que vários sistemas não estavam prontos para uso seguro.

Foto: Mic Smith/AP

“Eu não vou entrar”

Ao testemunhar sobre um mergulho que ocorreu alguns anos antes do acidente fatal, o engenheiro-chefe Tony Nissen disse que se sentiu pressionado a preparar o Titan e se recusou a pilotá-lo. “Eu não vou entrar isso,” disse Nissen a Stockton Rush, o cofundador da OceanGate.

Foto: AP / AP

Animação da Guarda Costeira dos EUA reconstitui últimos momentos do submarino Titan

Assista

Reportagem

Com agências internacionais

Produção

Jessica Brasil

Veja mais webstories