Foto: Alex Silva/Estadão
Lista elaborada por empresa de seguros de viagens coleta respostas dos próprios viajantes e combina esses dados com informações de fontes como o Índice Global da Paz
Foto: Nilton Fukuda/Estadão
A Berkshire Hathaway Travel Protection (BHTP) divulgou o ranking deste ano dos países mais seguros para viagens. O estudo considera respostas fornecidas por viajantes, que são cruzadas posteriormente com dados de fontes como o Índice Global da Paz. Os dados de cada país são compilados e é feita uma pontuação ponderada. Veja a seguir o top 5 do ranking.
Foto: Cia.Gov/Reprodução
A BHTP aponta em seu guia de viagem que a Suíça tem cidades seguras para tudo, exceto roubo, mas mesmo nesse quesito as pontuações dessas cidades estão muito acima da média.
Foto: susanne2688/Adobe.Stock
Segundo a BHTP, a Irlanda tem poucas cidades grandes e uma população geralmente amigável.
Foto: Adobe Stock
O estudo aponta que o Canadá tem uma baixa densidade populacional e uma população dispersa, tendo menos crimes por ter menos possíveis vítimas ou perpetradores.
Foto: Peter Kolejak/Adobe.Stock
Segundo a BHTP, lugares como a Austrália são “longe o suficiente de qualquer lugar para que qualquer morador provavelmente tenha um bom motivo para estar lá”, tendo tradicionalmente pouca criminalidade. A empresa recomenda atenção com a vida selvagem no País, que merece “admiração e respeito em doses iguais”, segundo o Departamento de Estado australiano.
Foto: THE WORLD FACTBOOK/CIA
A BHTP diz que “o país tem uma estrada principal, e ela nunca fica lotada. A lógica dita que é difícil ter acidentes de trânsito se você não tem trânsito”. A empresa recomenda cuidado em relação aos vulcões na ilha.
Foto: Wilton Junior/Wilton Junior/Estadão
O Brasil caiu de 15º lugar em 2023 para a 36ª posição em 2024. Na edição de 2022 da sondagem, o País estava em 42º lugar.
Foto: Alex Silva/Estadão
Quer saber mais sobre o ranking de países mais seguros para se viajar?
Redação