Foto: Rosatom
Segundo levantamento de 2023 do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), há cerca de 12.512 armas nucleares no mundo atualmente
Foto: Rosatom
No começo de 2023, 9 países tinham 12.512 armas nucleares, considerando o arsenal ativo e o aposentado. Desse número, 9.576 estariam implantadas em mísseis, localizadas em bases com forças operacionais, ou armazenadas (poderiam ser implantadas após alguma preparação).
Foto: Rosatom
As informações são de relatório de 2023 do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), que destaca que todas as estimativas são aproximadas, já que a disponibilidade de informações confiáveis sobre os arsenais varia consideravelmente. Veja a seguir quais os 9 países que têm armas nucleares.
Foto: Alexei Nikolsky/AP
Segundo o SIPRI, a Rússia é o país que tem mais armas nucleares, com arsenal total de 5.889. Desse número, 1.674 estariam implantadas em mísseis ou localizadas em bases com forças operacionais; 2.815 estariam armazenadas; e o restante, aposentadas aguardando desmantelamento.
Foto: Mike Blake/Reuters
Os Estados Unidos têm arsenal total de 5.244 armas nucleares: 1.770 estariam implantadas em mísseis ou em bases; 1.938, armazenadas; e o restante, aposentadas. Segundo a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN), os EUA mantêm algumas das suas armas na Bélgica, Alemanha, Itália, Holanda e Turquia.
Foto: Bernadett Szabo/Reuters
A China aparece em terceiro lugar, com um arsenal total de 410 armas nucleares. Todas estariam em armazenamento - segundo o SIPRI, o número de armas implantadas seria nulo ou insignificante.
Foto: Francois Nascimbeni/AFP
A França, em quarto lugar, tem um arsenal total de 290 armas nucleares, das quais 280 estariam implantadas em mísseis ou localizadas em bases com forças operacionais e 10 estariam armazenadas.
Foto: Hollie Adams/Reuters
Em quinto lugar, aparece o Reino Unido, com um arsenal total de 225 armas nucleares, das quais 120 estariam implantadas e o restante, armazenadas.
Foto: Reprodução de vídeo/@govtofpakistan via Instagram
Já o Paquistão, em sexto lugar, tem um arsenal total de 170 armas nucleares armazenadas. Assim como a China, o número de armas implantadas do país seria nulo ou insignificante.
Foto: Press Information Bureau via pib.gov.in
Em sétimo lugar, a Índia tem um arsenal total de 164 armas nucleares, todas também armazenadas.
Foto: Shannon Stapleton/Reuters
Israel aparece em oitavo lugar, com 90 armas nucleares segundo o SIPRI, todas também em armazenamento. O instituto destaca que não há evidências conclusivas de que Israel tenha testado as suas armas nucleares.
Foto: KCNA via KNS/AFP
O SIPRI estima que a Coreia do Norte tenha 30 armas nucleares, todas em armazenamento.
Foto: Rosatom
Quer saber mais sobre o tema?
Redação