Foto: whitehouse.gov
Vice-presidente dos EUA é o nome para entrar na disputa pela presidência no lugar de Joe Biden, que desistiu da reeleição; veja sua origem, onde estudou e como chegou à Casa Branca
Foto: whitehouse.gov
Kamala Harris nasceu em 20 de outubro de 1964, em Oakland, Califórnia. Seu pai é o jamaicano Donald J. Harris, professor de economia. Sua mãe é a indiana Shyamala Gopalan (foto), uma cientista que pesquisava o câncer de mama.
Foto: whitehouse.gov
Kamala estudou ciências políticas e economia pela Universidade Howard, onde se formou em 1986, e direito na Faculdade de Direito Hastings da Universidade da Califórnia, recebendo o diploma em 1989.
Foto: Whitehouse.gov/Reprodução
A vice-presidente dos EUA casou-se em 2014 com o advogado Douglas Emhoff e é madrasta dos dois filhos dele: Cole, de 30 anos, e Ella, de 25.
Foto: whitehouse.gov
Nos anos 1990, ela foi assistente do gabinete do promotor da cidade de Alameda, onde se especializou em processos de casos de agressão contra crianças. Em 2004, assumiu o cargo de promotora distrital de São Francisco.
Foto: whitehouse.gov
Em 2010, Kamala foi eleita procuradora-geral da Califórnia. Desde promotora, ela liderou iniciativas pelos direitos LGBTQIA+.
Foto: whitehouse.gov
Com a bandeira de combater a crise climática e a fome, fornecer auxílio-aluguel, melhorar a assistência médica para as mães e expandir o acesso ao crédito para pequenas empresas, Kamala foi eleita para o Senado em 2017.
Foto: whitehouse.gov
Kamala tentou disputar a presidência dos EUA em 2020, mas a nomeação dos democratas foi para Joe Biden, que a escolheu como vice. Ela foi a primeira pessoa negra a assumir o cargo.
Foto: Whitehouse.gov/Reprodução
Quer saber mais sobre Kamala Harris?
Clayton Freitas