Foto: 1º Sargento ES Menezes/Marinha do Brasil
O Global Firepower, ranking especializado em poderio militar, avaliou a frota marítima de 145 países, classificando-os pela quantidade de unidades subaquáticas e de superfície, incluindo submarinos, corvetas e fragatas. Veja a seguir as dez maiores forças navais do mundo
Foto: REUTERS/Dinuka Liyanawatte
O Sri Lanka, país insular da região sul da Ásia, tem a 10ª maior força naval do mundo, de acordo com o Global Firepower. O arsenal conta com 270 ativos, entre eles 59 navios de patrulha e 5 fragatas.
Foto: EFE/EPA/NARONG SANGNAK
Com 293 embarcações em sua Marinha, a Tailândia figura em nono lugar na classificação. O arsenal do país asiático conta com navios como 49 unidades de patrulha, sete fragatas, seis corvetas, cinco minas navais e um porta-helicóptero.
Foto: Forças Armadas da Índia via site oficial
Em oitavo lugar, o arsenal da Marinha indiana conta com 294 navios. Dois porta-aviões, 12 fragatas, 12 destruidores, 18 corvetas, 18 submarinos e 137 navios de patrulha estão entre as embarcações.
Foto: Ministério da Defesa da Itália via site oficial
Com 309 navios, a Marinha da Itália ocupa a 7ª posição do ranking Global Firepower. A força naval italiana tem entre o seu arsenal dois porta aviões, quatro destruidores, oito submarinos, 10 minas navais, 13 fragatas e 18 navios de patrulha.
Foto: ANTARA FOTO/Budi Candra Setya/YU
São 333 navios que compõem a força naval da Indonésia, colocando o país em 6º lugar. Dentre o arsenal, de acordo com o ranking, a maior parte são navios de patrulha — 205 ao total —, mas ainda há outros modelos como 25 corvetas, quatro submarinos e oito fragatas.
Foto: Jonathan Einarsson/Forças Armadas Suecas
A Marinha da Suécia dispõe de 353 unidades em sua frota naval. A maior parte do arsenal é composto por 298 navios de patrulha. Há ainda sete corvetas, cinco submarinos e oito minas navais.
Foto: Petty Officer 2nd Class Nolan Pennington
Maior potência militar do mundo, os EUA ocupam o quarto lugar global quando se trata de frota marítima, contabilizando 472 navios, segundo o ranking. O país dispõe de unidades como 11 porta-aviões, nove porta helicópteros, 75 destruidores, 23 corvetas, 64 submarinos, cinco navios de patrulha e oito minas navais.
Foto: KCNA/Serviço de Notícias da Coreia via AP
A Coreia do Norte, país liderado por Kim Jong-un (foto), tem 505 navios, que incluem 169 navios de patrulha, 35 submarinos, quatro corvetas, um fragata e uma mina naval.
Foto: Ted ALJIBE/AFP
Em 2º lugar, a China dispõe de 730 navios em sua força marítima. Em seu arsenal, há 150 aviões de patrulha, 72 corvetas, 61 submarinos, 49 destruidores, 42 fragatas, 36 minas navais, três porta-helicópteros e dois porta-aviões.
Foto: REUTERS/Yoruk Isik/Arquivo
Com um arsenal de 781 navios, a Rússia é a maior força naval do mundo, de acordo com o Global Firepower. Um porta-aviões, 12 fragatas, 14 destruidores, 47 minas navais, 65 submarinos, 83 corvetas e 122 navios de patrulha fazem parte do arsenal.
Foto: 1º Sargento ES Menezes/Marinha do Brasil
Segundo o ranking, a Marinha do Brasil é a 23ª maior força naval do mundo. O Global Firepower lista 134 navios, entre eles 23 navios de patrulha, seis fragatas, cinco minas navais, quatro submarinos, duas corvetas e um porta-helicóptero.
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Quer saber mais?
Redação Estadão