Foto: Osama Abdulrahman/OSAMA ABDULRAHMAN

Internacional

Quais são os países menos seguros do mundo? Qual a posição do Brasil?

Conheça os 5 países menos pacíficos do mundo, entre os 163 analisados pelo Instituto para Economia e Paz para formular o Índice de Paz Global (GPI), que mede o nível de paz interna e externa dos países

Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Como o GPI é medido?

São calculados 23 índices e cada um leva notas de 1 a 5. São avaliados número de conflitos internos, assassinatos, percepção de criminalidade e quantidade de presos, entre outros. Quanto mais perto a pontuação fica do 5, pior é o nível de segurança. O Índice de Paz Global é desenvolvido pelo Instituto da Economia e da Paz da Austrália.

Foto: Sergei Supinsky/SERGEI SUPINSKY

5. Ucrânia

Pontuação: 3,28. País vive conflito com Rússia desde fevereiro de 2022.

Foto: Mohsen Karimi/MOHSEN KARIMI

4. Afeganistão

Pontuação: 3,294. O Talibã, milícia extremista islâmica, voltou ao poder em agosto de 2021, após 20 anos. Desde então, restrições de liberdade, sobretudo às mulheres, e perseguição às minorias se acentuaram.

Foto: UN Photo/Isaac Billy

3. Sudão do Sul

Pontuação: 3,324. O país vive conflitos étnicos e políticos desde sua independência em 2011, resultando em guerra civil. É também o mais pobre do mundo, segundo o FMI.

Foto: UN Photo/Albert González Farran

2. Sudão

Pontuação: 3,327. Uma campanha de “limpeza étnica” está em curso, o que já levou ao deslocamento de 5,6 milhões de pessoas e morte de mais de 10 mil.

Foto: Osama Abdulrahman/OSAMA ABDULRAHMAN

1. Iêmen

Pontuação: 3,397. Há mais de duas décadas, os houthis, grupo de rebeldes xiitas apoiados pelo Irã, lutam contra o governo e controlam o noroeste do país.

Foto: Marcos de Paula/AE

E o Brasil?

O Brasil ocupa a 131ª posição, à frente dos EUA, que está logo abaixo. Na América Latina, o País está à frente de México (138º), Venezuela (142º) e Colômbia (146º), que é o mais mal colocado da região.

Foto: Virtuoso/Divulgação

Quer saber quais são os países mais pacíficos do mundo?

Leia aqui

Reportagem

Clayton Freitas

Veja mais Web Stories