Foto: Domínio Público
Operando desde 1996 na internet, território fictício tem sua própria língua, selos e até um rei
Foto: Talossa via Instagram/Reprodução
Micronações são territórios (normalmente minúsculos) que se autoproclamam “países independentes”, embora jamais sejam reconhecidas oficialmente como tais. Uma das mais antigas, senão a mais antiga – é impossível saber, já que não existem registros oficiais – é Talossa, fundada há 45 anos e que há 28 tem site próprio.
Foto: CBS/Reprodução
Talossa foi “fundada” em 26 de dezembro de 1979 por Robert Ben Madison, então com 14 anos, logo após a morte de sua mãe. A micronação ocupava o quarto dele, no segundo andar da casa onde morava nos arredores do lago Michigan, na cidade de Milwaukee, em Wisconsin (EUA).
Foto: CBS/Reprodução
Madisson escolheu o nome devido à palavra finlandesa talossa, que significa “em casa”, já que a delimitação territorial da sua micronação era o seu quarto.
Foto: CBS/Reprodução
Os integrantes de Talossa, chamado de talossanos, vivem em outras partes dos EUA, Canadá, Europa, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia, Ásia e África. Às vezes eles se reúnem. Para virar “talossano”, é preciso preencher um formulário online de imigração (sete perguntas) e esperar o retorno do “ministro”.
Foto: Talossa via Instagram/Reprodução
Além do quarto de Madisson, Talossa reivindica parte de Milwaukee, a ilha francesa de Cézembre (foto) e parte da Antártida. Essas reivindicações nunca foram reconhecidas.
Foto: Talossa.com/Reprodução
Talossa tem ”língua própria”, a talossan, moedas e selos. Tudo virtual.
Foto: Talossanrepublic/Youtube/Reproducao
A história do menino que fundou uma micronação em seu quarto ganhou atenção de publicações como a revista Wired e o jornal The New York Times.
Foto: Talossa/Yutube/Reprodução
Os talossanos eram governados até agosto por John W. Woolley, autodeclarado João I, que anunciou o fim de seu reinado e passagem de sua “coroa”, em data ainda não definida. Na foto, Robert I em 2009.
Foto: Republic Of Molossia
Quer saber o que é uma micronação?
Redação