Foto: ONU

Internacional

Gibraltar, Guam, Ilhas Cayman: o que é um território não autônomo?

Embora entrem para a lista de países da ONU, eles precisam responder a outros chefes de Estado; veja quantos e quais são

Foto: ONU

Definição

Segundo a Carta da ONU, os territórios não autônomos são aqueles cujos povos ainda não atingiram um total autogoverno. São 17 ao todo. Veja a seguir quais são, por regiões do mundo.

Foto: Universidade de Birbeck

África

A Saara Ocidental é o maior entre os territórios não autônomos, com 266 mil quilômetros quadrados e 612 mil habitantes. A administração era da Espanha, que se retirou em 1976 - desde então, o território não constituiu governo.

Foto: Estadão

Atlântico e Caribe

Anguila, Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Montserrat, Santa Helena e Ilhas Turcas e Caicos são administradas pelo Reino Unido. Já as Ilhas Virgens (foto) têm administração dos Estados Unidos.

Foto: the-world-factbook

Europa

Com apenas 34 mil habitantes, Gibraltar é administrada pelo Reino Unido.

Foto: The World Factbook/CIA

Pacífico

Os EUA administram a Samoa Americana e Guam. Já a França administra a Nova Caledônia (foto) e a Polinésia Francesa. As Ilhas Pitcairn, vizinhas à Nova Caledônia, são de domínio do Reino Unido; Toquelau, de domínio da Nova Zelândia.

Foto: The World Factbook/CIA

América do Sul tem disputa

A Ilhas Falkland (Malvinas) são um território não autônomo do Reino Unido. Porém, a soberania do território também é reivindicada pela Argentina e pela Irlanda do Norte.

Foto: Government Of Tokelay/Divulgação

Quer saber quais são os cinco menores países do mundo?

Leia aqui

Reportagem

Clayton Freitas

Veja mais Web Stories