Foto: AP / AP

Naufrágio há 112 anos

Titanic: fotos trazem estátua de bronze perdida, ‘corrimão de Jack e Rose’

Imagens de nova expedição ao local do navio mostram condições dos destroços; ‘lembrete de que o Titanic está se deteriorando’, diz empresa

Foto: Paramount Pictures Corporation Via Youtube

Naufrágio

O Titanic, um imenso navio que era considerado “indestrutível”, atingiu um iceberg no Atlântico Norte e afundou, deixando 1.500 mortos, em 15 de abril de 1912. Até hoje seus destroços motivam expedições.

Foto: (Institute for Exploration, Center for Archaeological Oceanograph)

Expedição

A RMS Titanic, que detém os direitos de exploração dos destroços, fez expedição ao local entre julho e agosto, capturando mais de 2 milhões de imagens de alta resolução.

Foto: AP / AP

Corrimão perdido

As imagens revelaram que uma parte de cerca de 4,5 metros do corrimão do convés, que ainda estava de pé em 2022, se desprendeu no fundo do oceano. Isso, segundo a empresa, demonstra a deterioração da estrutura.

Foto: Paramount Pictures/Divulgação

Jack e Rose

O corrimão foi retratado em uma cena do filme “Titanic” (1997). Nela, os personagens de Leonardo DiCaprio (Jack) e Kate Winslet (Rose) sobem na estrutura e ficam de braços abertos na proa.

Foto: AP / AP

Redescoberta

A expedição também localizou a estátua “Diana de Versalhes”, que havia sido avistada pela última vez em 1986. Ela é feita de bronze e foi baseada na original que está no Louvre, em Paris.

Foto: Reprodução/OceanGate

Tragédia

Uma expedição aos destroços do Titanic por uma empresa chamada OceanGate terminou em tragédia em 2023, quando o submersível Titan implodiu, matando seus cinco ocupantes. O caso ainda é alvo de investigação.

Foto: AP / AP

Quer saber mais?

Leia a reportagem

Texto

Redação

Veja mais Web Stories