Foto: Dmitry - stock.adobe.com

Impacto

Conheça Tuvalu, o país que pode desaparecer por causa do aquecimento global

Mudanças climáticas afetam pequena nação na Oceania

Foto: Reprodução de vídeo/Simon Kofe via Youtube

Onde fica

Tuvalu fica no centro-oeste do Oceano Pacífico e tem 26 km quadrados - tamanho próximo ao da área de administração da Subprefeitura da Sé, em São Paulo. O país é composto por nove ilhas e tem 11.312 habitantes, diz o IBGE, sendo o país com menor população depois do Vaticano, que tem 825 habitantes.

Foto: Tala - stock.adobe.com

Como surgiu

Segundo a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA), as ilhas foram povoadas pela primeira vez por viajantes de Samoa ou Tonga no primeiro milênio depois de Cristo. A partir do final dos anos 1700 e início dos anos 1800, o país foi visitado por uma série de navios americanos, britânicos, holandeses e russos e as ilhas foram denominadas de Ilhas Ellice em 1819.

Foto: UN in Fiji, Solomon Islands, Tonga, Tuvalu & Vanuatu via Facebook

A bandeira

A bandeira de Tuvalu faz referência ao Reino Unido e tem nove estrelas amarelas de cinco pontas. As Ilhas Ellice (nome anterior do país) viraram um protetado do Reino Unido em 1892, tornando-se colônia em 1916 junto com as ilhas Gilbert. A separação só ocorreu em 1974 e a independência, em 1978.

Foto: mbrand85 - stock.adobe.com

Riscos naturais

O ponto mais alto de Tuvalu fica a 5 metros acima do nível do mar - em média, são 2 metros de altura de elevação. Desde 1997 o país está na mira de ciclones, e, desde então, as ilhas ficaram sensíveis às variações do nível do mar, situação que vem se agravando devido às mudanças climáticas.

Foto: Mark Garten/ONU

Diagnóstico

A situação de Tuvalu motivou uma visita em 2019 do secretário-geral da ONU, António Guterres, que foi ver de perto as tentativas do governo local para recuperar terras invadidas pelas águas. Organismos internacionais dão como certo o avanço das águas e a necessidade de mudar os habitantes do lugar nas próximas décadas.

Foto: Ministério da Justiça, Comunicação e Relações Exteriores de Tuvalu

Alerta mundial

Em 2021, rodou o mundo a imagem do ministro Simon Kofe, então responsável pela pasta de Justiça, Comunicação e Relações Exteriores do país, de terno e gravata, dentro do mar e com água até os joelhos, gravando uma mensagem para a 26ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, a COP 26. “Estamos afundando, mas todos os outros também”, afirmou, à época.

Foto: Reprodução de vídeo/Simon Kofe via Youtube

Tuvalu na nuvem

Mesmo com o iminente risco de desaparecer, os tuvuluanos querem continuar existindo como nação. O governo lançou um projeto para recriar o país no mundo virtual e já deu início à migração digital. Eles estão armazenando os aspectos culturais para o país não cair no esquecimento e transferindo todas as funções governamentais para um espaço digital.

Foto: Dmitry - stock.adobe.com

Quer saber mais sobre Tuvalu?

Leia a reportagem

Texto

Clayton Freitas

Veja mais Web Stories