Foto: AhmadTriwahyuutomo/Adobe Stock
Cada uma possui características, bibliotecas e ecossistemas que influenciam diretamente na produtividade, desempenho e facilidade de implementação dos projetos
Foto: SS Digital/Adobe Stock/Gerado com IA
Algumas linguagens têm bibliotecas específicas para IA que simplificam tarefas complexas. Essa escolha depende do tipo de aplicação, do volume de dados a ser processado e da necessidade de desempenho e escalabilidade que você precisa.
Foto: Farknot Architect/Adobe Stock
Aprender novas linguagens é um investimento para o seu futuro profissional. Áreas com alta demanda de profissionais surgem a cada evolução tecnológica. Por isso, o ‘Estadão’ selecionou as oito melhores linguagens de programação para quem sonha em trabalhar com inteligência artificial, veja a seguir.
Foto: Adobe Stock
Uma das linguagens mais conhecidas para desenvolvimento de IA. Por que usar? Simplicidade e muitas bibliotecas para IA e machine learning. Ideia para quem precisa modelar redes neurais e processar dados.
Foto: Adobe Stock
A escolha número um dos cientistas de dados. Se o trabalho exige análises estatísticas detalhadas e visualizações avançadas, this is the one.
Foto: Adobe Stock/Gerado com IA
Grandes sistemas empresariais usam essa linguagem. O diferencial aqui é a portabilidade e eficiência em aplicações que requerem alto desempenho e estabilidade.
Foto: Adobe Stock
Novinha em folha, a Julia foi projetada para computação numérica e científica de alto desempenho. O que a torna ideal para aplicações de IA como simulações complexas e deep learning é sua velocidade.
Foto: AIExplosion/Adobe Stock/Gerado com IA
Quase o ancião das linguagens de programação usadas em IA, ela é ganha pontos pela flexibilidade e poder para manipulação de dados.
Foto: Peshkova/Adobe Stock
Essa é particularmente eficaz em aplicações como processamento de linguagem natural e sistemas de raciocínio automatizado. Muito usado em áreas acadêmicas e em pesquisas de IA.
Foto: PhotoJuthamat/Adobe Stock
Em jogos de inteligência artificial e robótica, o C++ leva a melhor pela versatilidade. Por que usar? Rendimento e controle de hardware para operações de baixo nível.
Foto: Abbas/Adobe Stock/Gerado com IA
A linguagem da web em crescente aplicação para IA por causa de frameworks como TensorFlows.js, que permite a execução de modelos de aprendizado de máquina diretamente no navegador.
Foto: Handout/HANDOUT
Novo computador quântico do Google não é capaz de destruir a segurança digital mundial; entenda
João Pedro Adania