Foto: PixieMe/Adobe Stoc

Cultura Digital

Google é cemitério de produtos tecnológicos; relembre 10 fracassos

Ao longo de seus anos, a empresa acumulou fama de aposentar produtos e serviços

Foto: Sundry Photography - stock.adobe.com

O Google

Uma das empresas mais conhecidas e valiosas do mundo, o Google já se arriscou em alguns ramos em iniciativas que não deram muito certo. Relembre, a seguir, dez fracassos da big tech.

Foto: Reprodução/Google

Google Offers

Em uma tentativa de oferecer uma alternativa a sites de clubes de compras como o Groupon, o Google criou um serviço em que ofertas ficavam disponíveis por um tempo determinado para os usuários. O serviço não conquistou espaço relevante no mercado.

Foto: Reprodução/Google

Google+

Em 2011, o Google lançou a sua própria versão de uma rede social, o Google+. No entanto, a plataforma não foi capaz de rivalizar com o Facebook, que já contava com centenas de milhões de usuários. A rede social foi encerrada em 2019.

Foto: Reprodução/Google

Google Video

No ano de 2005, o Google lançou a sua própria plataforma de publicação de vídeos, semelhante ao YouTube. O site foi aposentado após o Google comprar o YouTube em 2006.

Foto: Reprodução/Google

Google Glass

Em 2012, o Google começou a anunciar a sua versão de óculos inteligentes com aplicativos, uma câmera e controle por voz. De preço alto e sem atração suficiente no mercado, a invenção deixou de ser comercializada em 2019.

Foto: Reprodução/Google

Google Buzz

Entre 2010 e 2011, o Google Buzz foi a tentativa da empresa de rivalizar com o Twitter. Contudo, sem grandes novidades ou exclusividades, a plataforma não deslanchou, tornando-se um fracasso na lista do Google.

Foto: Rafael Henrique /adobe.STOCK

Orkut

O Orkut, lançado em 2004, foi uma rede social filiada ao Google. Embora tenha feito grande sucesso em determinados países por alguns anos, a plataforma foi desativada em 2014.

Foto: GOOGLE READER

Google Reader

O Google Reader era uma ferramenta usada para agregar feeds de diferentes sites, permitindo que o usuário acessasse notícias e artigos. Em 2013, ele foi desativado e deixou muitas “viúvas”.

Foto: monticellllo/adobe.stock

Picasa

O Picasa, lançado no ano de 2002, era uma ferramenta utilizada para editar e catalogar fotografias. O Google adquiriu a empresa dois anos mais tarde. A plataforma foi desligada para que o Google pudesse focar no então recente Google Photos.

Foto: MCGORIE/adobe.stock

Google Duo

Lançado em 2016, o Google Duo era um serviço de videochamadas oferecido pela empresa norte-americana. Seis anos mais tarde, ele foi anexado pelo Google Meet.

Foto: NEXUS

Nexus Q

Precursor do Chromecast, o Nexus Q permitia que o usuário assistisse a vídeos do YouTube e ouvisse músicas do Google Music pela televisão. No entanto, o produto nunca foi colocado à venda oficialmente.

Foto: PixieMe /Adobe Stoc

Quer saber mais sobre o Google?

Leia mais

Foto: Morad HEGUI

Reportagem

Sabrina Brito

Edição

Bruno Romani

Veja mais Web Stories: https://www.estadao.com.br/web-stories/