Foto: Werther/Estadão

Cultura Digital

‘Donos de redes sociais são aproveitadores’, diz Orkut Büyükkökten

Engenheiro turco analisa redes sociais; veja outras frases do criador do Orkut

Foto: Rafael Henrique /adobe.stock

Muitas opiniões

Para relembrar os 10 anos do fim do Orkut, o criador da rede social, Orkut Büyükkökten, falou com o Estadão e disse o que pensa sobre como as plataformas estão sendo administradas atualmente. Veja a opinião do engenheiro.

Foto: Tiago Queiroz/Tiago Queiroz/Estadão

Ambiente tóxico

“Se você olhar para o que aconteceu com as mídias sociais hoje, elas se tornaram extremamente tóxicas. Há polarização política. Há isolamento. Há vergonha, ansiedade, depressão, problemas de saúde mental. E eles estão realmente prejudicando nossa sociedade, e especialmente crianças e a geração Z

Foto: Al Drago/Al Drago

Moderação

Na entrevista, quando perguntado sobre moderação nas redes, Orkut criticou as decisões de Elon Musk. “Quando Elon Musk assumiu o Twitter, uma das primeiras coisas que ele fez foi se livrar de todos os moderadores. Durante a covid, houve campanhas massivas de desinformação no Facebook e no Instagram sobre vacinação”, disse.

Foto: Geoffrey Rosenblatt /ESTADAO

Monetização prefere o ódio?

“Eles escolhem as postagens que geram ódio e raiva. Então, as redes estão espalhando loucamente ódio, raiva e desinformação. Estão espalhando negatividade porque lucram com a negatividade. Eles lucram com o ódio. E essa é uma das razões pelas quais as redes se tornaram tão tóxicas. É a priorização da monetização sobre a sociedade”.

Foto: Mike Kai Chen/NYT

Cansado das redes

Orkut se mostrou bastante insatisfeito em como os donos das plataformas estão lidando com a administração das redes sociais. “Eu acho que ninguém está feliz. Você acha que as pessoas estão felizes com como o Facebook, Instagram, TikTok e Twitter são administrados? Acho que não”, disse.

Foto: ESTADAO / undefined

O que pensa sobre a postura de Musk no Brasil?

“Eu não aprovo a maneira como Elon administra o Twitter porque é só monetização. E ele age como se não se importasse se há terrorismo, crueldade animal, pornografia infantil. Porque se ele realmente se importasse, ele não teria se livrado da equipe de moderação. É muito importante se importar com a comunidade, ter empatia e compaixão. Eu não acredito que Elon esteja focado nas coisas certas. Não surpreende que o X tenha sido banido”.

Foto: Werther/Estadão

IA e futuro das redes sociais

“O futuro das redes sociais é muito assustador agora por causa desse monte de IA. Se você olhar para o Instagram, há muitas contas falsas onde todas as imagens são geradas por IA. E elas estão respondendo a comentários, que também são gerados por IA. Você quer falar com máquinas quando está em uma plataforma social?”

Foto: Werther/Estadão

É preciso melhorar

“Precisamos de líderes que realmente se importem em criar um futuro melhor. Eu me importo com o futuro. Eu me importo com a sociedade. Eu me importo com nossos filhos. Eu me importo com nossos netos. Você quer que seus filhos conversem com chatbots no smartphone? Ou você quer que eles saiam e brinquem com outras crianças?”

Foto: Rafael Henrique /adobe.stock

Quer saber mais sobre o Orkut?

Leia a entrevista

Reportagem

Bruno Romani

Produção

Mariana Cury

Edição

Bruna Arimathea