Foto: Luciano Luppa/Adobe St

Cultura Digital

Meta AI: 5 ‘alucinações’ bizarras da inteligência artificial

Ferramenta chegou ao País em outubro e não teve seus erros perdoados pelos brasileiros

Foto: AdriaVidal/Adobe Stock

Viajou na maionese

A inteligência artificial tem sido amplamente utilizada para gerar imagens e responder perguntas de quem a utiliza. No entanto, essas ferramentas nem sempre operam conforme o esperado, gerando respostas ou resultados inusitados, chamados de “alucinações”. Recentemente, interações com a Meta AI revelaram casos absurdos, com criação de personagens inexistentes e imagens bizarras. Confira as melhores:

Foto: Reprodução/X

Lula vestido como Girafales

Usuários pediram à IA uma imagem do atual presidente do Brasil com roupas do personagem Professor Girafales, da série Chaves. O resultado surpreendeu, mas negativamente, mostrando figuras genéricas de polvos com estampas de girafa, sem relação com Lula ou o personagem.

Foto: Reprodução/X

Batman praticando ca(poeira)

Outro pedido popular envolveu o super-herói Batman em uma luta de capoeira. A imagem gerada apresentou uma pose genérica de combate, mas sem referências claras ao contexto cultural brasileiro da capoeira, desviando da ideia inicial. Na verdade a IA entendeu que o personagem da DC estaria lutando com a poeira.

Foto: Reprodução/Estadão

Comparação numérica

A Meta AI foi solicitada a comparar números como “9.11” e “9.8”, e também “9.18” e “9.3”. Além dos erros das respostas, o processo expôs a simplicidade dos cálculos realizados, sem qualquer análise contextual ou explicação.

Foto: Reprodução/X

Sardinha em rosto humano

Quando instruída a imaginar uma jovem de 20 anos com características específicas, a IA gerou uma imagem de uma mulher com uma sardinha - o peixe - no rosto, quando o pedido na verdade era sobre pequenas sardas, manchas na pele causadas pelo excesso de melanina.

Foto: Reprodução/Estadão

Do Conde?

Ao solicitar 10 personagens criados por Mauricio de Sousa, a resposta fornecida pela IA lista nomes da “Turma da Mônica”, como Cebolinha, Magali e Cascão, entre outros. Contudo, há um erro evidente: o personagem “Do Conde” não pertence ao universo da Turma da Mônica e não é criação de Mauricio de Sousa - e nem existe em nenhum outro quadrinho.

Foto: Adobe Stock

Meta AI lê minhas conversas do WhatsApp? Confira na matéria clicando no leia mais

Leia mais

Texto

Guilherme Nannini