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Coisas básicas podem ser responsáveis por comprometer a qualidade da sua conexão
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Pode ser culpa do provedor de internet, um defeito no seu equipamento doméstico ou uma interferência do seu vizinho jogando “Call of Duty” à noite. Pior: às vezes, somos nosso pior inimigo.
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O modem é a caixa que leva a internet para a sua casa e fica conectado a um cabo que sai da sua parede. O roteador está ligado ao seu modem por um fio e é ele que deixa seus dispositivos conectados, normalmente por meio de Wi-Fi.
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Seu roteador não é radioativo e não precisa ser tratado como um pedaço de plutônio. O Wi-Fi funciona melhor se o roteador estiver numa parte central da casa – não enfiado em uma prateleira, jogado debaixo de uma mesa de metal ou preso atrás da sua TV.
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Os provedores de internet são espertinhos e confundem a gente com planos que prometem velocidades supersônicas. Não caia nessa. A maioria das famílias não precisa mais do que um plano básico de alta velocidade. Vale a pena começar com o plano básico e se o serviço não atende-lo, talvez valha a pena considerar um upgrade. Mas primeiro tente mudar o roteador de lugar.
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Muitos provedores de internet vão oferecer (ou obrigá-lo a pagar por) um modem ou roteador. Considere comprar um por conta própria. Com seu equipamento, você pode substituir quando quiser o modem e o roteador e não quando o provedor decidir.
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Repetidores mal configurados podem causar instabilidade ou criar “zonas mortas” na casa. Configure-os corretamente para otimizar a cobertura.
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João Pedro Adania