Foto: MclittleStock - stock.adobe.com
As redes públicas de Wi-Fi, disponíveis em praças, shoppings e até transportes, podem ser uma solução, mas oferecem muitos riscos
Foto: Adobe Stock
Essas redes não são protegidas por nenhum tipo de senha, o que permite a qualquer pessoa transitar e invadir sua conexão facilmente, podendo hackear eletrônicos conectados.
Foto: issaronow/Adobe Stock
Ativar uma VPN criptografa os dados que são trocados com a rede pública, ou seja, ela transforma esses dados em códigos incompreensíveis para quem estiver monitorando seu dispositivo, o que impede tentativas de invasão no seu sistema.
Foto: Adobe Stock
Celulares e outros dispositivos podem se conectar automaticamente a uma rede de internet e, como redes públicas não são seguras, desative essa opção para não correr o risco de estar conectado sem saber e prejudicar a segurança dos seus dados privados.
Foto: drazen_zigic/Adobe Stock
Ao enviar ou baixar arquivos usando uma rede Wi-Fi pública, terceiros podem colocar vírus nesses documentos e infectar seus dispositivos ou até mesmo espalhar para quem você os mandar. Por isso, apenas compartilhe arquivos quando tiver certeza de que sua conexão com a internet é segura.
Foto: Banco Central
Como não é possível ter certeza na hora de que outro dispositivo está monitorando suas atividades online por meio da rede Wi-Fi pública, não realize transações bancárias quando estiver conectado a esse tipo de rede.
Foto: asiandelight/Adobe Stock
Evite logar nas redes sociais quando estiver conectado a uma rede pública. Se suas atividades estiverem sendo vigiadas, hackers podem facilmente copiar seu login e sua senha para entrar em suas redes sociais e aplicar golpes ou roubar seus dados.
Foto: jayk/Adobe Stock/Gerado com IA
Não cometa esses cinco erros que sabotam a internet da sua casa
João Pedro Adania