Foto: null

Cultura Digital

Oito filmes e séries para entender o mundo da tecnologia em definitivo

Hollywood não ia perder as histórias, causos, tretas e piadas que saem do Vale do Silício, principal centro de inovação do mundo

Foto: Sam Hall/Bloomberg

Por que o Vale do Silício é tão famoso?

“Só” pelo detalhe de que a região abriga Google, Apple, Meta e Uber. De onde vem o silicon? Do elemento silício, que compõe os chips dos computadores.

Foto: Piratas da Informática/Reprodução

Piratas da informática (1999)

De quando a internet engatinhava. O filme se passa durante o começo da década de 1970 e vai até 1997, quando Steve Jobs volta ao comanda da Apple. É impossível confundir “internet discada” com “internet de escada” depois de acompanhar essa história. Disponível em DVD.

Foto: Zipper Bros Films/Divulgação

Silicon Cowboys (2019)

Pensa em fundar uma empresa e travar uma batalha contra a IBM? Em Silicon Cowboys, três amigos lançam o computador portátil Compaq, que se tornou um concorrente improvável da IBM. Disponível em DVD.

Foto: Netflix/Divulgação

Privacidade Hackeada (2020)

O escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook que envolveu mais de 240 milhões de pessoas e influenciou as eleições americanas é explicado nesse documentário. Disponível na Netflix.

Foto: Twentieth Century Fox Film Corporation/Divulgação

Os estagiários (2013)

Nunca é tarde para se tornar um “quarentão” moderninho. A prova disso? O filme acompanha Owen Wilson e Vince Vaughn em um estágio no Google. E mesmo sem a garantia de que seriam contratados, os dois aproveitaram a chance de estar em uma empresa que tem ping-pong e frappuccino. Disponível no Disney+.

Foto: AP / AP

A inventora: À procura de sangue no Vale do Silício (2019)

Quando a dona desses olhos azuis Elizabeth Holmes criou a startup Theranos e prometeu revolucionar o mundo com um novo método de análise de sangue, ninguém imaginou estar diante de uma das maiores fraudes empresariais da história. Dá para assistir no Prime Video e no Max.

Foto: British Broadcasting Corporation/Divulgação

Google e o Cérebro do Mundo (2013)

Ficar sem tempo para ler todos os livros que têm vontade é coisa de humano, o Google já fez isso há anos. Tanto que em 2013 esse documentário discutiu os problemas autorais que a biblioteca da gigante tec desencadearia. Não está disponível em streaming.

Foto: Cole Willims para The New York Times

WeWork (2021)

Adam Neumann foi do céu ao inferno quando foi tirado da cadeira de CEO da We Work, empresa que fundou – e chegou a US$ 47 bilhões em valor de mercado. Acontece que Neumann daquele tipo excêntrico errático e mesmo no Vale do Silício seu comportamento foi too much. Disponível na Apple TV+.

Foto: Universum Film

The Circle

Até os mais otimistas da tecnologia se assustam quando descobrem que a empresa por trás daquele aspirador de pó inteligente sabe mais detalhes da sua que seu terapeuta. Em O Círculo, a ficção se mistura com a realidade. Disponível no Prime Video e Apple TV+.

Foto: Netflix/Divulgação

Upstarts (2019)

Tentando fazer o bem (quem nunca?) três universitários criam uma startup. As coisas desandam à medida que o negócio floresce. Disponível na Netflix.

Foto: AhmadTriwahyuutomo/Adobe Stock

As cinco habilidades que você precisa ter para trabalhar com tecnologia

Leia também

Texto

João Pedro Adania