Foto: Arnav Pratap Singh/Adobe Stock

Cultura Digital

Os melhores comandos no ChatGPT para aprender inglês

Ferramenta ajuda no idioma tanto em situações específicas quanto em contextos variados

Foto: Slowlifetrader/Adobe Stock/Gerado com IA

Contextualizando o ChatGPT

Sempre vale localizar a ferramenta sobre qual o seu nível de fluência. Para isso, digite: " Sou um estudante de inglês nível (coloque iniciante, médio ou avançado), quero aprender a (coloque o contexto), me ajude a aprender três perguntas para lidar com essa situação e como respondê-las”.

Foto: Emiliano Vittoriosi / Unsplash

Para vocabulário e compreensão

Se coloque em uma história pouco complexa para testar sua compreensão tanto de palavras específicas quanto de frases. Comande assim: “Crie uma história curta em inglês e use dez palavras avançadas, explique o significado de cada uma delas no contexto e faça perguntas sobre a história para testar a minha compreensão”.

Foto: Adobe Stock

Hora de melhorar a escrita

Peça uma sugestão de tema, assim você não escreve só sobre o que domina: “Me dê um tema para escrever um parágrafo em inglês”. É recomendado sempre avisar que a ideia é ser um texto curto. Continue: “Corrija meus erros de gramática e sugira maneiras de tornar meu texto mais fluente e natural”.

Foto: HQAsset/Adobe Stock

Treinar diálogos reais do dia a dia

Para fugir daquele “how are you? I’m fine, thanks”, converse sobre um tema de interesse e defina personagens. Fica assim: “Crie um diálogo em inglês sobre gastronomia, onde sou um cozinheiro e você é dono de um restaurante famoso. Corrija minhas respostas e dê dicas para melhorar”.

Foto: ภาคภูมิ ปัจจังคะตา/Adobe Stock

Pronúncia

Todo mundo tem aquela palavra difícil de pronunciar, nessa hora é só inserir: “Me envie uma frase desafiadora para praticar a pronuncia em inglês. Inclua dicas de entonação e ritmo natural de fala, depois me ajude a corrigir minha tentativa com base no áudio que vou te enviar”.

Foto: Antony Weerut/Adobe Stock

Frases em diferentes circunstâncias

Vale instigar o ChatGPT a conversar sobre um tema de seu interesse, por exemplo: “Me apresente cinco palavras avançadas sobre esportes, me ajude a construir frases complexas com cada uma delas explicando o contexto em que elas são mais adequadas”.

Foto: Heve a nice day/Adobe Stock

Palavras em contextos diferentes

Para evitar aquela saia justa ao usar uma palavra que não soa bem em determinado contexto, digite o prompt: " Me ensine cinco palavras em inglês comuns sobre tecnologia e me dê exemplos de como usá-las em conversas informais e formais”.

Foto: JD8/Adobe St

Treinando

O legal do ChatGPT é usar todos os seus recursos. Dá para pedir a criação de um quiz sobre o que já aprendeu de inglês. “Faça um quiz com situações onde devo usar ‘this’ ou ‘that’”, ou " Faça um quiz me colocando em situações onde devo usar ‘in’, ‘on’ e ‘at, na lingua inglesa”.

Foto: AhmadTriwahyuutomo/Adobe Stock

As oito melhores linguagens de programação para trabalhar com IA

Leia também

Texto

João Pedro Adania